5 de maio de 2011 00:00

Casal reúne prefeitos e vereadores do Agreste em Arapiraca

Empresa mostra andamento do projeto de implantação do novo sistema adutor

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) reuniu nesta terça-feira (3), em Arapiraca, prefeitos e vereadores de 10 municípios do Agreste. Durante o encontro, realizado entre 9h30 e 12h30, no teatro do Sesi, o presidente da empresa, Álvaro Menezes, e a assessora de Controle Interno, Bruna Monteiro, explicaram aspectos técnicos e jurídicos do projeto para implantação de novo sistema adutor para a região.

Após as explicações, foi realizado um debate para tirar as dúvidas sobre o empreendimento, que será viabilizado mediante parceria público-privada (PPP). Prefeitos e vereadores fizeram seus questionamentos e receberam respostas de todos eles. “Foi uma participação fundamental para que pudéssemos esclarecer todas a dúvidas e mostrar, com clareza, a importância do projeto para o desenvolvimento do Agreste, especialmente dos 10 municípios diretamente beneficiados”, enfatizou Menezes.

Ele reiterou o compromisso da Casal em buscar soluções para os problemas de falta de água e explicou que a melhor alternativa é a parceria público-privada, uma vez que o Governo do Estado e a Casal não dispõem de condições para realizar um investimento que demanda recursos da ordem de R$ 133 milhões, montante necessário para implantação de nova adutora e recuperação do sistema de abastecimento existente.

O sistema atual produz 1.350m³/h; com a recuperação, a produção passará para 2.250m³/h. O novo sistema adutor produzirá 1.500m³/h, sendo que 500m³/h será para atender a demanda da Mineradora Vale Verde, e 1.000m³/h para Arapiraca. Com isto, serão atendidas as necessidades do município. O sistema antigo, quando recuperado, servirá para atender os outros nove municípios pelos próximos 30 anos.

LICITAÇÃO – Durante a reunião, o presidente da Casal, Álvaro Menezes, informou que, de acordo com o cronograma do novo sistema adutor, será lançado no dia 15 de junho próximo o Edital de Licitação. A previsão é que, em julho, todos os municípios estejam com seus planos de saneamento aprovados e seus contratos de programa formalizados, de modo a que se possa iniciar as obras ainda neste ano, possivelmente em setembro.

O novo sistema adutor terá 57,5km de extensão e beneficiará 10 municípios e 29 povoados, englobando uma população estimada em 236 mil habitantes. Os municípios são: Arapiraca, Campo Grande, Olho d’Água Grande, Feira Grande, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano,Craíbas, Igaci, Coité do Nóia e São Brás.

5 de maio de 2011 00:00