28 de julho de 2011 00:00

Casal faz experiência pioneira na área de esgotamento sanitário

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai passar a usar um equipamento de alta precisão na medição da quantidade de esgoto que é lançada na rede coletora por condomínios e outros clientes especiais da empresa. Trata-se do medidor volumétrico de esgoto, que incorpora elevada tecnologia ainda não utilizada pelas empresas de saneamento no Brasil. A Casal será a primeira companhia dessa área a fazer experimento com esse tipo de aparelho, já que a experiência em andamento está sendo gerenciada pela Sanasa, de Campinas.
“O medidor volumétrico será muito útil, pois vai revelar com exatidão o quanto é gerado de esgoto, facilitando o cálculo da tarifa e, consequentemente, evitando dúvidas quanto ao valor que é cobrado do cliente”, salientou o presidente da Casal, Álvaro Menezes, durante apresentação do equipamento, realizada nessa terça-feira (26), no pátio da Gerência de Suprimentos da empresa, na Pajuçara. Ele estava acompanhado do vice-presidente de Gestão Operacional, Pedro Gilberto, de assessores, superintendentes e outros integrantes da área operacional da companhia, além de representantes da empresa fabricante.
Menezes considerou a utilização do medidor como “um salto de qualidade” nos serviços que a Casal presta ao seu público usuário. Essa iniciativa também está inserida nos projetos de modernização da empresa e na melhoria da gestão comercial, pois os clientes que usam apenas a rede de esgotos da empresa e não pagam o valor correto, agora serão obrigados a pagar corretamente. Um dos primeiros passos nessa direção foi a ampliação e modernização do parque de hidrômetros e, mais recentemente, a instalação de macromedidores e válvulas reguladoras de pressão, que melhoraram, significativamente, o abastecimento de água em áreas onde havia deficiência, como no Benedito Bentes e na região do Poço a Cruz das Almas.
“A modernização passa por investimentos, qualificação de mão de obra e determinação em fazer o que deve ser feito, e é exatamente isto que está acontecendo atualmente na Casal”, enfatizou Menezes, destacando o apoio que recebe do Governo do Estado e da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

28 de julho de 2011 00:00