7 de outubro de 2011 00:00

Parceria Casal-Sabesp proporciona melhoria no abastecimento de água de Maceió

A Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas) tornou-se uma referência na área de redução de perdas, graças ao convênio de cooperação e transferência de tecnologia firmado com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A informação foi dada pelo vice-presidente de Gestão Operacional no exercício da presidência da Casal, Pedro Gilberto Mota, durante apresentação, ontem (6), no VI Encontro de Auditoria das Empresas de Saneamento, no Maceió Mar Hotel.

Em sua palestra sobre a importância dos convênios nas empresas de saneamento, Mota apresentou detalhes do convênio Casal-Sabesp, uma Parceria Público-Público (PPP). “Essa parceria envolveu, inicialmente, os dois governos – de Alagoas e de São Paulo. O que era intenção transformou-se em contrato de parceria, pelo qual a Sabesp disponibilizou recursos da ordem de R$ 25 milhões para investimentos em serviços técnicos especializados e transferência de tecnologia com a finalidade de implantar um programa voltado para redução de perdas e evasão de receitas no município de Maceió”, afirmou.

Pedro Mota explicou também que a Sabesp está sendo remunerada com base nos resultados obtidos com o programa de redução de perdas por ela implantado, resultados esses que podem ser percebidos na melhoria do abastecimento de água da cidade de Maceió. No complexo habitacional Benedito Bentes, por exemplo, o abastecimento que era de 13 horas por dia passou para 24 horas, sem aumento de produção, e ainda sobrou água para reforçar o abastecimento dos bairros da orla marítima.

Segundo Mota, um novo contrato entre as duas empresas (Casal e Sabesp), envolvendo recursos da ordem de R$ 50 milhões, já está sendo negociado. Ele disse, ainda, durante sua palestra, que a Casal vive um novo momento e que as transformações ocorridas a partir de 2007 levaram a empresa a vivenciar, atualmente, uma perspectiva de sustentabilidade.

7 de outubro de 2011 00:00