5 de outubro de 2011 00:00

Presidente da Casal abre o VI Encontro de Auditoria das Empresas de Saneamento

O vice-presidente de Gestão Operacional no exercício da presidência da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Pedro Gilberto Mota, abriu, nesta quarta-feira (5), o VI Encontro de Auditoria das Empresas de Saneamento, que prossegue até a próxima sexta-feira (7), no Maceió Mar Hotel.

Depois de dar as boas-vindas aos auditores, Mota falou da importância do evento e disse que ele serve para alinhamento de posições e troca de experiência. “A auditoria faz com que as empresas entrem nos rumos e também se fortaleçam”, afirmou. Ele revelou que a Casal está evoluindo, encontrando-se num patamar de sustentabilidade, e aproveitou a oportunidade para convidar os auditores presentes ao evento a conhecer as beleza naturais de Alagoas e desfrutar da hospitalidade dos alagoanos.

Após a abertura, o encontro prosseguiu, durante o dia, com as palestras de João Francisco Arcoverde (“Governança Corporativa”), Rosa Maria Barros (“A importância do controle interno: transparência pública”), Marcelo Lussano Borges (apresentação sobre a Embasa), Edson Cedraz (“Softwares de Auditoria”, “Gestão de Risco” e “Canal de Denúncias”), Ruth Teles (apresentação sobre a Cagece) e Paulo César, da Caixa Econômica (“Gestão Pública e o Controle Interno”).

Nesta quinta-feira (6), a programação é a seguinte: apresentação sobre a Corsan (Francisco José Matte), “Gestão de Riscos Corporativos – Setor Público” (Mário Engles, da Caixa Econômica), “Auditoria Operacional: o futuro dos Tribunais de Contas do Brasil” (Dário César Barbosa), apresentação sobre a Caesb (Gilcione Francisco Dutra), “A importância dos convênios nas empresas de saneamento” (Pedro Gilberto Mota, da Casal), apresentação sobre a Sanepar (Cristiane Schwanka), “TI – Investimentos com retorno rentável” (Ricardo Vieira, da Ufal), Experiência gerencial sobre PNQS (Tácito Castelo Branco, da Casal).

Na sexta-feira, último dia do encontro, haverá palestras pela manhã (“Particularidades da Lei de Saneamento”, por Bruna Jucá, da Casal; “Auditor é humano”, por Célia Leite; “Gerenciamento do Canal de Denúncia e Apuração de Responsabilidades”, por Décio de Abreu, e “Auditoria Preventiva – IGS 2010, por Glória Cortez, da Casal. À tarde, os participantes do evento farão visitas a Marechal Deodoro e Praia do Francês. O VI Encontro de Auditoria das Empresas de Saneamento é uma iniciativa da Casal, com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, e da Caixa Econômica Federal.

5 de outubro de 2011 00:00