3 de fevereiro de 2012 00:00

Casal lança Programa de Criatividade e Inovação Empresarial

Lançamento será no dia 7 próximo, durante seminário sobre qualidade

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) lançará no dia 7 de fevereiro o Programa de Criatividade e Inovação Empresarial (Procrie), que tem o objetivo de estimular e incentivar a criação de projetos que visem ao aumento de receitas e a redução de perdas. O lançamento ocorrerá durante o I Seminário da Qualidade em Ação: da Experiência à Prática, que será realizado no Hotel Ponta Verde e que reunirá a diretoria da empresa, representantes das Unidades de Negócio e de Serviço da Casal, superintendentes, assessores e lideranças da área de qualidade da companhia.

Um dos projetos do Procrie contempla a padronização de redes e ligações domiciliares de água em locais de baixa renda, com a finalidade de corrigir irregularidades como ligações clandestinas. Outro projeto, intitulado Gestão de Controle Operacional, visa identificar as maiores frequências da falta de água e vazamentos, por setor, e suas causas. Também identifica, no ponto onde há falta de água ou vazamento, o tipo de material hidráulico, tipo de solo e pressão.

A partir desses itens os técnicos da Casal avaliam as prováveis causas dos problemas, que geralmente estão associadas a redes antigas, material obsoleto, redes subdimensionadas, obstruídas por corrosão, redes de esgoto aflorando em áreas de reaterros com material inadequado, para então providenciar as devidas correções.

O Procrie foi criado em 2011 por iniciativa dos técnicos da Unidade de Negócio Farol. Devido ao seu caráter inovador e aos resultados positivos apresentados até agora, a diretoria da Casal decidiu disseminá-lo nas outras unidades.

3 de fevereiro de 2012 00:00