8 de fevereiro de 2012 00:00

Casal lança programa para reduzir perdas e aumentar eficiência

Procrie incentiva criação de projetos voltados para melhoria dos serviços

Samuel Leite mostra resultados do Programa de Criatividade e Inovação Empresarial

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) lançou nessa terça-feira (7) o Procrie (Programa de Criatividade e Inovação Empresarial), que tem o objetivo de incentivar a criação de projetos que visem a redução de perdas e o aumento da eficiência com a consequente melhoria dos serviços da empresa. O lançamento ocorreu durante o I Seminário da Qualidade em Ação: da Experiência à Prática, que a companhia realiza no Hotel Ponta Verde. O evento reúne diretores, assessores, superintendentes, gerentes e lideranças da área de qualidade da Casal.

“A busca da excelência e o exercício da criatividade tornaram-se práticas comuns na Casal, depois que a empresa mudou sua estratégia de gestão. Novas idéias, novas práticas e novos projetos estão proporcionando transformações cujos resultados se refletem na melhoria do desempenho dos funcionários, dos serviços que a empresa presta à população e da imagem da companhia perante a sociedade”, afirmou o presidente da Casal, Álvaro Menezes, ao abrir o seminário.

Sobre o Programa de Criatividade e Inovação Empresarial, Menezes disse ele é uma consequência do processo de aprendizagem que se fortaleceu com a adesão da Casal aos critérios da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e com o incentivo da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), o que levou a empresa a participar e conquistar premiações nacionais e estaduais, a exemplo do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) e do Prêmio Estadual da Qualidade (PEQ).

O Procrie, como é denominado o programa, foi criado em 2011 por iniciativa de técnicos da Unidade de Negócio Farol. Devido ao seu caráter inovador e aos resultados positivos das primeiras experiências, a diretoria da Casal decidiu disseminá-lo nas outras unidades. O seminário da qualidade, que se realiza nesta terça-feira em Maceió, foi a melhor oportunidade que a diretoria encontrou para dar maior amplitude à iniciativa, uma vez que o evento conta com a participação de representantes de todas as Unidades de Negócio e de Serviço da companhia.

Entre os projetos do Procrie estão o que contempla a padronização de redes e ligações domiciliares de água em locais de baixa renda, objetivando corrigir irregularidades como ligações clandestinas, e o que identifica as maiores frequências de falta de água e vazamentos, por setor, e suas causas. Este projeto também identifica, no ponto onde há falta de água ou vazamento, o tipo de material hidráulico, o tipo de solo e a pressão da água. A partir desses itens, os técnicos avaliam as prováveis causas dos problemas e providenciam as correções das anormalidades.

8 de fevereiro de 2012 00:00