24 de abril de 2012 00:00

Casal e Crea vão firmar convênio para recuperação de receita

Companhia será informada sobre reformas para aplicar tarifa industrial

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) trabalham na elaboração de um convênio entre as duas entidades que vai promover a recuperação de receita para a Companhia e o registro das obras espalhadas pelo Estado no Conselho.
Para definir algumas ações do convênio, o superintendente de Negócio da Capital, Samuel Leite, se reuniu com o presidente do Crea/AL, Roosevelt Patriota. De acordo com o superintendente, quando estiver em execução, a parceria vai permitir que o Conselho envie à Casal, mensalmente, dados sobre todas as reformas e construções que foram registradas em Alagoas. “Será uma oportunidade da Casal conhecer informações para o planejamento do mercado futuro nas diversas Unidades de Negócio, como também permitirá aumentar a receita operacional da Companhia com a aplicação da tarifa industrial”, definiu Samuel Leite.
Segundo ele, sobre toda construção ou reforma de imóveis,  de qualquer porte ou finalidade, poderá ser aplicada a tarifa da categoria industrial, que é a mais elevada da estrutura tarifária da Casal. “Quando isso não acontece, a Companhia passa a cobrar pela tarifa residencial, que é bem menor que a industrial, e assim não obtém uma receita equivalente ao uso da água”, explicou Samuel Leite.
Por meio do convênio, a Casal vai informar ao Crea/AL sobre todas as novas ligações ou restabelecimentos de ramais domiciliares ocorridos nas cidades por ela operadas – cerca de 75 municípios. “A partir disso, o Conselho poderá fazer uma fiscalização mais localizada e eficiente, provocando a obrigatoriedade do registro dessas reformas ou novas construções. Com isso, também vamos aumentar a participação direta dos profissionais de engenharia nos projetos dessas obras ou reformas”, comentou o presidente do Conselho, Roosevelt Patriota.

Superintendente da Casal, Samuel Leite, e presidente do Crea/AL, Roosevelt Patriota

24 de abril de 2012 00:00