21 de abril de 2012 00:00

Casal recebe Sistema de Esgotamento Sanitário de Santana do Ipanema

Sistema deve reduzir o despejo direto de esgoto no rio Ipanema e melhorar a qualidade de vida das pessoas
O Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Santana do Ipanema, que tem como objetivo reduzir a emissão direta de esgoto no rio Ipanema, um dos afluentes do rio São Francisco, foi inaugurado nesta sexta-feira (20). Na ocasião, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), representada pelo seu diretor presidente, Álvaro Menezes, assumiu a operação do sistema.
A inauguração do SES contou com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Guilherme Almeida, do superintendente da companhia em Alagoas, Luiz Alberto Nogueira, da prefeita de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões, do deputado federal Givaldo Carimbão, do secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, entre outros secretários e autoridades locais.
“Já dobramos a área saneada em Alagoas: passou de 15% para 30%. O município de Santana do Ipanema se tornou o primeiro do Sertão de Alagoas totalmente saneado”, enfatizou o governador Teotonio Vilela.
“Saneamento significa mais qualidade de vida para a população. A partir de agora, a Casal vai trazer a experiência que já tem nessa área para benefício da população de Santana”, disse o presidente da Casal, Álvaro Menezes. O Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) conta com estrutura completa que inclui estações elevatórias e de tratamento de esgoto, beneficiando uma população de mais de 40 mil pessoas.

O SES foi construído pela Codevasf, numa ação do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Alagoas, que teve investimentos de R$ 17 milhões oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Segundo o presidente da Codevasf, Guilherme Almeida, um dos objetivos da companhia é promover o saneamento em diversos municípios na região da Bacia Hidrográfica do São Francisco. “Outras ações serão feitas em benefício das cidades por onde vai passar o Canal do Sertão”, destacou Almeida. Ele também afirmou que R$ 6 milhões serão repassados à Casal para que sejam feitas as ligações intradomiciliares ao Sistema de Esgotamento Sanitário.
Também acompanharam a inauguração do sistema o vice-presidente de Gestão de Engenharia da Casal, Osmar Lisboa,, superintendentes, gerentes, assessores e técnicos da empresa.

Autoridades inauguram Sistema de Esgotamento Sanitário de Santana do Ipanema

Presidente Álvaro Menezes assina concessão para operar o Sistema de Esgotamento Sanitário

Estrutura do Sistema de Esgotamento Sanitário de Santana do Ipanema

21 de abril de 2012 00:00