19 de abril de 2012 00:00

Casal vai operar Sistema de Esgotamento Sanitário de Santana do Ipanema

Inauguração ocorre nesta sexta-feira (20), a partir das 10h, no bairro Floresta

 

Sistema de Esgotamento Sanitário foi implantado pela Codevasf e será operado pela Casal

Ascom Casal e Ascom Codevasf
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai operar o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Santana do Ipanema, que será inaugurado nesta sexta-feira (20), a partir das 10h, na Estação Elevatória nº 8, que fica no bairro Floresta. O sistema de esgotamento deve reduzir o despejo direto de esgoto no rio Ipanema, um dos principais afluentes do Rio São Francisco.
O SES foi construído pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), numa ação do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Alagoas, que teve investimentos de R$ 17 milhões oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A solenidade de inauguração vai contar com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, do presidente da Codevasf, Guilherme Almeida, do superintendente da Companhia em Alagoas, Luiz Alberto Nogueira Moreira, da prefeita do município, Renilde Bulhões, do diretor presidente da Casal, Álvaro Menezes, outros diretores da Companhia, deputados e autoridades locais.
O Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) contará com estrutura completa que inclui estações elevatórias e de tratamento de esgoto, beneficiando uma população de mais de 40 mil pessoas. O esgotamento sanitário deve melhorar as condições ambientais do rio Ipanema e, consequentemente, do rio São Francisco, que recebe água desse afluente.
O SES de Santana do Ipanema implantado pela Codevasf será repassado ao Governo de Alagoas, para ser operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Além disso, a Codevasf  também está celebrando termos de compromisso com o Governo de Alagoas, por meio da Casal, a partir dos quais a companhia federal repassará cerca de R$ 6 milhões para que a Casal realize as ligações intradomiciliares.

19 de abril de 2012 00:00