25 de janeiro de 2013 00:00

Casal mantém rodízio de abastecimento na região metropolitana de Maceió

Chuvas que caíram ultimamente não foram suficientes para aumentar nível das barragens

O rodízio de abastecimento de água nas cidades da região metropolitana da capital – Maceió, Satuba, Coqueiro Seco e Santa Luzia do Norte – vai continuar, apesar de ter chovido em algumas áreas dessas dessas localidades. “A chuva que caiu não foi suficiente para fazer aumentar o nível das barragens em patamar de segurança, motivo pelo qual continuamos abastecendo essas cidades de forma alternada”, afirmou o engenheiro Jorge Briseno, coordenador do Grupo de Convivência com a Seca e representante da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) no Comitê Integrado de Combate aos Efeitos da Seca.

Ele disse que a notícia boa é que os níveis das barragens não baixaram, mantendo-se estáveis.

Essas revelações foi feitas nesta sexta-feira (25) durante reunião do Grupo de Convivência com a Seca, integrado por engenheiros e técnicos da Casal, para avaliar a situação nos municípios onde há racionamento de água, bem como para acompanhar as ações e obras emergenciais. A perspectiva, segundo Briseno, é que o rodízio se estenda até março, porque, até lá, a meteorologia prevê que teremos chuva 40% abaixo da média.

Sobres as obras emergenciais – adutora de transposição de água do rio Mundaú para a barragem de Satuba; a adutora ligando a barragem da fábrica Carmem, em Fernão Velho, ao aqueduto da Casal; a adutora de um poço (já perfurado) à rede de distribuição de água do conjunto Benedito Bentes; e a adutora interligando Palmeira dos Índios a povoados de Igaci – Briseno disse que estão todas em andamento. Elas vão amenizar a situação de abastecimento, até que chegue o período de chuva e as barragens voltem ao nível normal.

25 de janeiro de 2013 00:00