14 de abril de 2014 00:00

Construção do novo sistema adutor do Agreste entra na reta final

 

Estação de captação à margem do rio São Francisco

Adutora e outras unidades já estão com 90% de suas obras concluídas

As obras de construção do novo sistema adutor do Agreste, que vai reforçar o abastecimento de água de Arapiraca e de nove outros municípios da região, já estão na reta final. A implantação da adutora está praticamente concluída em seus 57 quilômetros de extensão, a estação de captação, o “booster”, o reservatório, a estação de tratamento de água (ETA) e a adutora de interligação entre a ETA e a rede de distribuição de água de Arapiraca estão com 90% de suas obras prontas.

“O estágio em que os serviços se encontram nos deixa tranquilos”, afirmou o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Álvaro Menezes, em visita realizada às obras da nova adutora, no dia 8 de abril. Ele recebeu da CAB Águas do Agreste, empresa parceira da Casal no contrato da PPP (parceria público-privada) para construção do novo sistema adutor, a garantia de que as obras serão concluídas conforme o cronograma, três meses antes do prazo contratual.

Na visita, Menezes esteve acompanhado do gerente técnico-operacional da CAB Águas do Agreste, Paulo Clé. Eles percorreram todo o trajeto da adutora, desde Arapiraca até a margem do rio São Francisco, no município de Traipu, onde está sendo construída a estação de captação de água. Foram vistoriados os serviços da captação, do “booster”, do reservatório, da adutora de água bruta, da estação de tratamento e da adutora de água tratada que interliga a ETA à rede de distribuição de Arapiraca.

A nova adutora do Agreste possui 57km de extensão e 700mm de diâmetro. A água é captada no rio São Francisco e impulsionada por meio de um “booster”até um reservatório com capacidade de 4.000m³, na Serra dos Manões, na divisa dos municípios de São Brás e Traipu. De lá, segue por gravidade até a ETA situada em Arapiraca. Depois de tratada, a água passa por uma adutora de 5km de extensão até chegar ao anel e ao reservatório de distribuição da Casal.

Com o contrato de parceria público-privada (PPP), por meio do qual a Casal está investindo R$ 143 milhões na recuperação das adutoras existentes e na implantação da nova adutora, a produção de água do sistema coletivo do Agreste passará dos atuais 1.500m³/h (metros cúbicos por hora) para 3.000m³/h. O empreendimento vai beneficiar 400 mil pessoas e os setores comercial e industrial, contribuindo para impulsionar o desenvolvimento da região, que atualmente sofre com a escassez de água.

14 de abril de 2014 00:00