31 de julho de 2014 00:00

Obra garante água para mais de 10 mil pessoas em Rio Novo

Alguns dos operários que trabalharam na obra posam em frente aos reservatórios reformados

Melhorias no sistema de abastecimento também reduzem vazamentos e consumo de energia

Uma obra de ampliação do sistema de abastecimento que leva água para o bairro de Rio Novo, em Maceió, foi concluída e já beneficia cerca de 10.500 moradores, que agora dispõem do líquido 24 horas por dia durante toda a semana.
O serviço, realizado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), consistiu na substituição de 1.370 metros de adutora, reforma de dois reservatórios com capacidade para 200 mil litros cada um e aquisição de uma nova bomba para a estação de captação, situada no Catolé. Ao todo, a obra custou R$ 311.369,01.
Além da garantia no fornecimento de água para todos os moradores, inclusive os que vivem na parte alta do bairro, que antes era a mais prejudicada pelo desabastecimento, a obra permitiu a redução dos vazamentos na rede de distribuição e, com isso, a redução de perdas, a equalização do sistema e a redução no consumo de energia por parte dos equipamentos da companhia.
Segundo o técnico industrial Carlos Estephano de Magalhães, gestor do contrato entre a Casal e a empresa Micheli Construções, a adutora que foi substituída distribuía água diretamente em toda a rede, mas agora ela é expressa, ou seja, envia água para os reservatórios, que ficam na parte alta do bairro, e de lá o líquido é enviado por gravidade para todos os moradores.
“Com essas melhorias, a Unidade de Negócio Benedito Bentes, da Casal, em parceria com a empresa, retirou todas as ligações clandestinas e foi feito o cadastro de 365 novos imóveis, todos eles participantes da Tarifa Social”, explicou o gestor Carlos Estephano, que substituiu o primeiro gestor e um dos idealizadores da obra, o engenheiro Felipe Torres.
Morador de Rio Novo há 43 anos, José Carlos da Silva é um dos beneficiados pelo fornecimento de água. Ele é encanador e um dos operários que trabalharam na obra de ampliação do sistema de abastecimento. “Antes a água só pingava, agora tem água o tempo todo. Isso pra máquina de lavar é excelente”, informou.
Luciano da Silva dos Santos, também morador do bairro, relatou que antes era preciso pegar água com baldes na parte mais baixa de Rio Novo. “Agora tá bom, tem água o tempo todo”, afirmou.

 

Cerca de 10.500 moradores do bairro são beneficiados com fornecimento constante de água

Morador Luciano da Silva mostra torneira com água corrente e caixa de água cheia

31 de julho de 2014 00:00