2 de setembro de 2014 00:00

Audiência pública discute melhorias no abastecimento de água de Capela

Casal vai instalar novos equipamentos e ampliar o sistema de tratamento

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai adquirir novos equipamentos e ampliar a estrutura do sistema de tratamento de água de Capela. Com isto, será resolvido o problema relacionado à qualidade da água, uma vez que em período chuvoso o tratamento fica prejudicado porque os atuais equipamentos não conseguem eliminar toda a sujeira da água captada no rio Paraibinha. Isto foi o que afirmaram  dirigentes e técnicos da companhia durante audiência pública realizada nesta terça-feira (2), na Câmara Municipal de Capela, para discutir melhorias no abastecimento de água do município.
Nos novos equipamentos – três flocodecantadores e um filtro – a Casal vai investir cerca de R$ 1 milhão. De acordo com técnicos da companhia, o projeto de ampliação da estação de tratamento já está pronto, devendo os equipamentos serem adquiridos nos próximos dias. O processo de contratação de uma empresa para a execução dos serviços também está em andamento e a previsão dos técnicos é de que o trabalho seja concluído de 90 a 120 dias.
Essas informações já foram passadas anteriormente ao prefeito Luiz Eustáquio Moreira e alguns vereadores de Capela, durante visita que eles fizeram à Casal recentemente. Estudos do corpo técnico da empresa estabeleceram três ações: uma com custo variando de R$ 800 mil a R$ 1 milhão, outra com valor em torno de R$ 1,4 milhão, ambas para um horizonte de três a cinco anos de eficácia, e a terceira, que seria a solução definitiva para os próximos 30 anos e que demandaria recursos superiores a R$ 3 milhões.
A primeira e a segunda ações, que envolvem melhorias no atual sistema de tratamento, de modelo compacto,  segundo os técnicos, não inviabilizam a terceira ação, uma vez que esta implica na construção de nova estação de tratamento de água no modelo oconvencional.
Ainda durante a audiência, o assessor para contratos de programa da Casal, Custódio Davim, fez uma apresentação sobre o panorama legal e constitucional da prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, atendo-se, inclusive, à Lei 11.445, que trata, dentre outros assuntos, dos contratos de programa e dos Planos Municipais de Saneamento.
A realização da audiência pública foi uma iniciativa do prefeito e dos vereadores de Capela, a fim de que a população do município pudesse participar de forma direta das discussões. No decorrer da audiência, o presidente e técnicos da Casal e da empresa contratada para a elaboração do projeto mostraram detalhes das benfeitorias que serão introduzidas na estação de tratamento de água, responderam aos questionamentos e tiraram dúvidas do prefeito, dos vereadores e de outras pessoas da comunidade local.
Além do prefeito, dos vereadores e dos dirigentes e técnicos da Casal, participou da audiência o juiz de Direito da comarca de Capela, Odilon Raimundo. Ao final do evento, o prefeito Luiz Eustáquio e o presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Lucena, agradeceram à Casal pelos esclarecimentos e se comprometeram a colaborar com as ações objetivando solucionar definitivamente o problema atinente à qualidade da água.

Audiência pública na Câmara Municipal de Capela

Técnicos da Casal discutem melhorias no sistema de tratamento da água

2 de setembro de 2014 00:00