11 de setembro de 2014 00:00

Casal vai atualizar e ampliar o serviço de geoprocessamento

UN Farol servirá de piloto para outras unidades da Companhia

Reunião discute melhoria no serviço de geoprocessamento. O objetivo é atualizar, alimentar e ampliar o serviço

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai atualizar, alimentar e ampliar o serviço de geoprocessamento, que já foi implantado na Unidade de Negócio Farol e deverá estender-se a outras unidades da empresa. Esta foi uma das conclusões a que chegaram gestores estratégicos, durante a Reunião de Diretoria Ampliada (Redir) realizada nessa quarta-feira (10), no auditório da Gerência de Manutenção Eletromecânica (Gemem), no Farol.
Apesar de ter sido inserido no processo de modernização da Casal há mais de 10 anos, somente agora o geoprocessamento começa a operar e gerar resultados. Algumas informações do banco de dados da Casal precisam ser atualizadas, mas isto não é empecilho para a operação imediata do sistema, uma vez que ele já está pronto e testado, conforme informou o superintendente de Negócio da Capital, Samuel Leite, durante sua apresentação na Redir.
“Alguns ajustes serão feitos no decorrer do funcionamento, e a tendência é que em pouco tempo o sistema esteja integrado ao GSAN e, dessa forma, possa ser utilizado plenamente pelas Unidades de Negócio e de Serviço”, explicou Samuel Leite, que foi parabenizado pela iniciativa de reativar o geoprocessamento quando exercia a gerência da Unidade de Negócio Farol.
Sobre esse assunto, a superintendente Ângela Omena, de Desenvolvimento Organizacional, a que está ligada a Gerência de Tecnologia da Informação (Getin), elogiou os profissionais que se empenharam para reativar o geoprocessamento e disse que não poupará esforços para que esse sistema, em médio prazo, esteja funcionando em sua plenitude. Ela disse que há fatores limitadores, como a capacidade de navegação via internet, uma vez que a Casal depende de provedor gerenciado pelo Estado e de novas aquisições de aparelhos de computação compatíveis, mas que esses obstáculos podem ser transpostos com o apoio da diretoria e o empenho dos gestores.
Ainda durante a Redir, foram feitas várias outras apresentações: Maurício Vasconcellos (Controle Interno) mostrou o comportamento do faturamento e da arrecadação; Moisés Vieira (superintendente de Gestão Comercial e Operacional) explicou  o VD (Volume Disponibilizado) e o VU (Volume Utilizado), além de falar sobre as perdas de Maceió; Marcela Azevedo (superintendente de Recursos Humanos) fez avaliação do “RH mais perto de você” e mostrou a situação do concurso público e do Plano de Cargos e Salários.

11 de setembro de 2014 00:00