9 de setembro de 2014 00:00

Ciclo de debates reúne contribuições para o 7º Fórum Mundial da Água

Evento, que se encerrou nesta terça-feira (9), em Maceió, discutiu segurança hídrica

Palestrantes debatem sobre Segurança Hídrica

Quatro palestras versando sobre água em áreas urbanas e rurais marcaram o segundo e último dia do ciclo de debates sobre segurança hídrica, que começou ontem (8) à noite e se encerrou no final da tarde desta terça-feira (9), em Maceió.  O evento é uma das prévias ao 7º Fórum Mundial da Água que será realizado de 12 a 17 de abril de 2015, em Daegu e Gyeongbuk, Coréia do Sul.
As contribuições obtidas nos debates de Maceió se juntarão a outras sugestões que serão levadas pelo Brasil ao Fórum Mundial, que é realizado de três em três anos. O Brasil vai sediar o 8º Fórum, em abril de 2018, tendo como sede a cidade de Brasília.
Na abertura do ciclo de debates de Maceió, realizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta, e que contou com a presença do governador Teotonio Vilela, o governador pelo Brasil no Conselho Mundial da Água, Newton Lima Azevedo, falou da candidatura do Brasil e dos diversos usos da água na agricultura, na indústria e nos centros urbanos.
Também se pronunciaram durante a abertura o diretor de Financiamento de Infraestrutura da Caixa Econômica Federal, Rogério de Paula Tavares, e o secretário nacional de saneamento, Osvaldo Garcia, que representou o ministro das Cidades, Gilberto Occhi.
Os trabalhos desta terça-feira foram divididos em dois painéis, sendo um pela manhã e outro à tarde. No Painel 1, que teve como moderador o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Álvaro Menezes, contou com a participação, como palestrantes, da professora Nélia Callado, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da advogada Bruna Monteiro, da Casal, do diretor da CAB Águas do Agreste, Antônio Dallalana, e secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Neusvaldo Ferreira Lima.
O Painel 2, que teve como moderador o diretor geral da Gama Engenharia, Alex Gama, contou com palestras do diretor da área de Gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varella, do gerente de Desenvolvimento e Controle Operacional da Casal, Roberto Lôbo, do representante da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e responsável pela gestão dos serviços de Saneamento Rural, Helder Cortez, e do professor Vladimir Caramori, da Ufal. Mais informações podem ser obtidas no site www.segurancahidrica.com/ .

Evento é uma prévia para o Fórum Mundial da Água 2015

9 de setembro de 2014 00:00