30 de setembro de 2014 00:00

Governo inaugura nova Estação de Tratamento de Água em Pindoba

Obra recebeu R$ 540 mil em investimentos e beneficia cerca de 2 mil pessoas

Governador e autoridades inauguram ETA no município de Traipu

O governador Teotonio Vilela Filho inaugurou, nesta terça-feira (30), uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no município de Pindoba, região da zona da Mata alagoana. A obra, que recebeu R$ 540 mil em investimentos, beneficia cerca de 2 mil pessoas.
Na ocasião, ele estava acompanhado pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Marcos Vital, pelo prefeito do município, Maxuel Tenório, e pelo presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Fernando Toledo. A engenheira Luciana Cavalcante representou os funcionários e dirigentes da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
“O saneamento é uma das vertentes para redução da mortalidade, e a água é fonte de saúde para as pessoas. Até o final deste ano, todo mundo que mora nas cidades vai ter água nas torneiras”, enfatizou o governador Teotonio Vilela.
A ETA de Pindoba é do tipo compacta e recebe água captada no rio Pindobinha. Na estação, a água passa por um equipamento chamado flocodecantador, onde recebe o sulfato de alumínio, depois por um filtro de pressão, onde recebe o cloro. “Esse procedimento garante segurança em relação ao controle microbiológico”, explicou a engenheira Luciana Cavalcante, da Unidade de Negócio Serrana da Casal.
Ainda na ETA, a água vai para um reservatório com capacidade de 50 mil litros e, de lá, segue para a rede de distribuição. Os moradores da cidade já perceberam a mudança em relação à qualidade do líquido. “Agora a água chega cristalina em minha casa”, disse o padre Jerson Belo. “Antes era turva, agora melhorou muito. Era um sonho essa água cristalina”, completou a servidora pública Maria José de Almeida.
Traipu
Também nesta terça-feira (30), o governador Teotonio Vilela inaugurou obras de recuperação e ampliação da Estação de Tratamento de Água de Traipu, município que fica às margens do rio São Francisco.

Registro foi ligado durante a solenidade para marcar a chegada da água tratada

Governador e autoridades inauguram ETA no município de Pindoba

 

30 de setembro de 2014 00:00