20 de outubro de 2014 00:00

Captação da Casal no Canal do Sertão será inaugurada nesta quarta-feira

Sistema, que tem vazão de 270 mil litros de água por hora, beneficia cinco municípios

A estação de captação de água da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) no Canal do Sertão será inaugurada na próxima quarta-feira (22). A inauguração, prevista para as 9h30, na comunidade Mosquita, em Água Branca, contará com a participação do governador Teotonio Vilela, do secretário de Estado da Infraestrutura, Marcos Vital, do presidente da Casal, Álvaro Menezes, e de várias outras autoridades.
O sistema, que integra a adutora do Alto Sertão ao Canal do Sertão, produz 270 mil litros de água por hora, beneficiando cerca de 90 mil pessoas das cidades e povoados de Pariconha, Água Branca, Inhapi, Mata Grande e Canapi. Com esta vazão, houve um acréscimo de 67% no fornecimento de água para essas localidades, melhorando significativamente o atendimento nas áreas urbanas e povoados.
De acordo com o vice-presidente de Gestão de Serviços de Engenharia da Casal, Osmar Lisboa, a estação opera durante 16 horas por dia, o suficiente para manter a regularidade no abastecimento das áreas beneficiadas.
Para o presidente da Casal, Álvaro Menezes, “trata-se de uma obra estratégica, uma vez que aproveita o potencial do Canal do Sertão, antes mesmo de sua conclusão, para atender comunidades rurais e urbanas de áreas que enfrentam dificuldade de abastecimento, principalmente em períodos de grande estiagem”. Esta estação de bombeamento é a primeira utilização intensiva do Canal Adutor do Sertão e funcionará até que o novo sistema em execução pela Seinfra entre em operação.

20 de outubro de 2014 00:00