22 de outubro de 2014 00:00

Governador Teotonio Vilela inaugura estação de bombeamento do Canal do Sertão

Estrutura reforça abastecimento de Pariconha, Água Branca, Canapi, Mata Grande e Inhapi

O governador Teotonio Vilela, o secretário de Estado da Infreaestrutura Marcos Vital e o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Álvaro Menezes, inauguraram nesta quarta-feira (22) a estação de bombeamento do Canal do Sertão, que é a primeira utilização intensiva desse canal e funcionará até que o novo sistema em construção pela Seinfra entre em operação.

Em seu pronunciamento, Vilela disse que a nova adutora do Sertão, que está com quase quarenta por cento de suas obras aconcluídas, ficará pronta até o final deste ano e vai acabar definitivamente com a intermitência no abastecimento dessa região.

Com a estação de bombeamento inaugurada hoje, a água começa a chegar com regularidade em alguns municípios onde a água demorava semanas para chegar, como Pariconha e Canapi, de acordo com o presidente da Casal, Álvaro Menezes.

O sistema, que integra a adutora do Alto Sertão ao Canal do Sertão, produz 270 mil litros de água por hora, beneficiando cerca de 90 mil pessoas das cidades e povoados de Pariconha, Água Branca, Inhapi, Mata Grande e Canapi. Com esta vazão, segundo Menezes, houve um acréscimo de 67% no fornecimento de água para essas localidades, melhorando significativamente o atendimento nas áreas urbanas e povoados.

Além do governador, do secretário de Estado da Infraestrutura e do presidente da Casal, participaram da inauguração, realizada na localidade denominada Mosquita, em Água Branca, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas sertanejas, bem como o vice-presidente de Gestão de Serviços de Engenharia da Casal, Osmar Lisboa, o gerente da Unidade de Negócio Sertão, João Neto, entre outras autoridades estaduais e locais e funcionários da Casal.

Governador Teotonio Vilela descerra a placa de inauguração da estação

Governador abre registro e faz jorrar água da captação

Estação capta 270 mil litros de água por hora

22 de outubro de 2014 00:00