21 de novembro de 2014 00:00

Casal define cronograma de abastecimento durante manutenção da ETA Pratagy

Medida terá duração de 30 dias e inclui bairros da parte baixa, Farol, Gruta e Jacintinho

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) definiu um cronograma de abastecimento para as regiões afetadas pela manutenção que é realizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Pratagy, localizada no Benedito Bentes.
A partir das 8h da manhã deste sábado (22) até às 20h do domingo (23), recebe água a chamada Zona Baixa 1, que envolve todos os bairros do Poço a Cruz das Almas. A partir das 20h do domingo (23) até às 20h da segunda-feira (24), recebem água os bairros do Farol e adjacências, Gruta de Lourdes, Jacintinho e todos os bairros da chamada Zona Baixa 2, que vai do Centro ao Pontal da Barra.
Na segunda-feira (24), às 20h, recomeça o ciclo de 36h de abastecimento para a Zona Baixa 1 por 24h de abastecimento para Farol e adjacências, Gruta de Lourdes, Jacintinho e todos os bairros do Centro ao Pontal da Barra.
Segundo a Casal, a medida é necessária para que haja o atendimento de todas as regiões citadas. Na Zona Baixa 1, conforme explicou o vice-presidente de Gestão Operacional da Companhia, Carlos Figueiredo, há uma maior concentração populacional, devido à grande quantidade de edifícios, por isso essa região será abastecida durante 36h seguidas.
No entanto, técnicos da Companhia continuarão fazendo ajustes e os horários de início e de finalização do abastecimento de cada área poderão ser alterados.
“Esperamos a compreensão da população da cidade e enfatizamos que esse serviço na ETA é necessário para que não haja grandes problemas num futuro próximo. Pedimos também à população dessas áreas que economize água durante esse período. Ela é um bem finito e que deve ser usada com responsabilidade”, explicou o vice-presidente.
A primeira etapa da manutenção da ETA Pratagy, iniciada no dia 18 deste mês, consiste em melhorias em um dos decantadores e deve durar 30 dias. Durante esse período, a produção de água da ETA será reduzida em 50%.
Após a conclusão da primeira etapa do serviço, será feito um intervalo entre o Natal e o Ano Novo. Em janeiro, a recuperação será retomada, com a realização de melhorias no segundo decantador. Depois da conclusão total dos serviços, a produção de água da ETA, que atualmente é de 3.400mᵌ/h, poderá chegar a 3.800mᵌ/h, sempre atendendo a portarias do Ministério da Saúde.

21 de novembro de 2014 00:00