12 de janeiro de 2015 00:00

Abastecimento de água para comunidades rurais é tema de reunião entre Casal e Cagece

Troca de experiências pretende criar um Plano de Implantação do Sistema de Saneamento Rural em Alagoas

Encontro ocorreu na sede da Casal, em Maceió, e discutiu saneamento rural

Alternativas técnicas e financeiras para levar abastecimento de água a comunidades rurais foi o tema do primeiro encontro entre técnicos e gestores da Casal e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), realizada nesta segunda-feira (12), em Maceió.
A reunião foi a primeira das atividades que ocorrerão até a próxima sexta-feira (16), com o objetivo de construir um planejamento para o Grupo de Trabalho de Saneamento Rural da Casal.
No encontro, os técnicos da Cagece apresentaram o Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR/CE), criado em 1994 com a finalidade de gerir e operar os sistemas de abastecimento das comunidades rurais.
“O SISAR é responsável ainda por administrar o patrimônio instalado pelo Programa de Saneamento Rural, incluindo bens físicos e financeiros que venham a receber do governo ou de particulares, bem como os recursos decorrentes das taxas pela prestação de serviços de saneamento”, explicou o técnico Helder dos Santos Cortez, da Cagece, que veio a Alagoas acompanhado pelos técnicos Negéria Alves Diniz e Cícero Santiago Barros.
Já existe um Acordo de Cooperação Técnica entre as duas Companhias de Saneamento, com a participação da Plataforma da Rede de Empresas Irmãs da América Latina e do Caribe (WOP-LAC), para, através da troca de experiências, elaborar um Plano de Implantação do Sistema de Saneamento Rural em Alagoas, nos moldes do SISAR.
Ainda na reunião, os técnicos do Ceará destacaram quais são as entidades financiadoras dos sistemas de abastecimento de água administrados pelo SISAR: Prefeituras, Governo do Estado, Governo Federal, Banco Mundial e Banco Alemão (Kfw). “Desde que a demanda para instalação de um sistema de fornecimento de água é identificada, fazemos um trabalho de conscientização das comunidades, para que haja um uso adequado da água e também para que os moradores atentem para a importância do pagamento por aquele consumo”, reforçou Helder dos Santos.
O Vice-presidente de Gestão Operacional, Carlos Figueiredo, os superintendentes Moisés Vieira e Antônio Fernando, o assessor técnico Jorge Briseno, o engenheiro Ricardo Vieira e a assistente social Vivianne Barbosa representaram a Casal na reunião, que também contou com representantes das Secretarias de Estado da Infraestrutura e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Codevasf e do Canal do Sertão.

12 de janeiro de 2015 00:00