15 de abril de 2015 00:00

Casal pleiteia aumento de vazão do São Francisco para restabelecer abastecimento do Sertão

Problema com a qualidade e quantidade da água impede tratamento e distribuição do produto

O presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão, propôs o aumento da vazão do rio São Francisco como medida imediata para que a empresa possa tratar a água e restabelecer o abastecimento na área do sistema coletivo do Sertão, que foi interrompido por causa das péssimas condições da água captada no rio. Essa proposta, em forma de solicitação, foi feita nesta terça-feira (14), durante a reunião do Comitê de Bacias do São Francisco, realizada em Maceió.
Além dos membros do comitê, participaram desse encontro representantes da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público Estadual (MPE), da Assembléia Legislativa Estadual, da Casal e de especialistas e técnicos da área de meio ambiente.
O pleito do presidente da Casal é respaldado pelo acompanhamento e monitoramento da água feito pela companhia na captação do Salgado, em Delmiro Gouveia. Nesse local existe uma mancha escura que altera a propriedade da água, impossibilitando o tratamento. No entanto, quando a Chesf aumentou a vazão do rio, no último final de semana, o tratamento pode ser realizado. A situação não evoluiu porque o rio voltou à vazão anterior, ou seja, de 1.000m³/s. O ideal, de acordo com Clécio Falcão, é que a vazão fosse de 1.300m³/s porque não haveria problema para tratar a água.
A iminência de se reduzir ainda mais a vazão do rio – para 900m³/s – preocupa a Casal porque pode inviabilizar a captação e distribuição de água não apenas no sistema coletivo do Sertão, mas também no da Bacia Leiteira e no do Agreste, que igualmente captam água no rio São Francisco. Clécio Falcão disse, ainda, que a Casal vai solicitar à Chesf o ressarcimento pelos prejuízos causados pela redução da vazão do rio.
O Comitê de Bacias do São Francisco volta a se reunir no próximo dia 23, em Maceió, para analisar e providenciar novos encaminhamentos a respeito desse assunto.

Clécio Falcão propõe aumento da vazão do São Francisco para 1.300m³/s

Reunião de Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco discute qualidade da água do rio

15 de abril de 2015 00:00