Chesf vai elevar vazão do rio São Francisco para conter mancha escura
Decisão foi comunicada pela Chesf em reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica
O Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) reuniu nesta quinta-feira (30) o grupo de trabalho (GT) para discutir alternativas para se combater e eliminar a mancha escura que se formou no rio São Francisco. Na oportunidade, a Companhia Hidro-Elétrica do São Francisco (Chesf) comunicou que fará pulsos de vazão diários no rio, entre os dias 1º e 8 de maio, sendo que, no dia 1º a vazão subirá para 1.500m³/s, no dia 2 baixa para 1.100m³/s e do 3 ao dia 8, sobe novamente para a média diária de 1.500m³/s.
Essas variações, de acordo com a Chesf, podem remover e dissipar a mancha, com o que concordaram os técnicos presentes à reunião do GT. Mas, como não há certeza de que esse procedimento possa eliminar a mancha definitivamente, o Comitê já está preparando um plano B, desta vez com a participação de especialistas brasileiros e, possivelmente, de outros países.
Os pulsos de vazão serão monitorados pelo Ibama, Casal e IMA, com acompanhamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Nova reunião do grupo de trabalho será realizada no dia 13 de maio, às 9 horas, em local ainda não definido. Participaram da reunião desta quinta-feira representantes do CBHSF, da Chesf do ONS, do IMA, da Casal e do Ibama