11 de maio de 2015 00:00

Casal antecipa conclusão das obras de recuperação da ETA Pratagy

Fim do rodízio no abastecimento acontece uma semana antes do previsto

Finalização dos serviços de recuperação da ETA Pratagy, no Benedito Bentes, ocorreu uma semana antes do previsto

As obras da segunda e última etapa de recuperação da Estação de Tratamento de Água do Sistema Pratagy (ETA Josué Palmeira) foram concluídas neste domingo (10) com uma semana de antecedência em relação ao prazo previamente marcado, que era 17 de maio. Como consequência, também foi antecipado o fim do rodízio no abastecimento em 22 bairros de Maceió, que representam 40% da cidade ou 400 mil habitantes.
“Mesmo sabendo da complexidade das obras, trabalhamos para que fossem concluídas antes do prazo preestabelecido e, para felicidade nossa, fomos bem sucedidos”, afirmou o presidente Clécio Falcão, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
Clécio Falcão fez questão de enfatizar que o esforço dos técnicos, tanto da Casal quanto da empresa contratada para realização dos serviços, contribuíram para o êxito da iniciativa, mas que o interesse maior da empresa – segundo ele – foi reduzir os transtornos do rodízio e oferecer melhores condições de abastecimento à população. Por isso, foi feita ampla divulgação sobre as obras, com envio de ofícios às autoridades, instituições, entidades e órgãos públicos, bem como estabelecimentos hospitalares. Houve, ainda, distribuição de panfletos e anúncios em carros de som nos bairros do Jacintinho e Benedito Bentes. Durante a realização dos serviços, hospitais e alguns órgãos e estabelecimentos públicos foram atendidos com carros-pipa da própria Casal, que também atendeu os condomínios que possuem contrato de demanda.
“Agradecemos a todos os maceioenses, que compreenderam a situação, atenderam às nossas recomendações  e, agindo assim, colaboraram para que as dificuldades de abastecimento fossem amenizadas durante o período dos serviços na estação de tratamento”, salientou Clécio Falcão, acrescentando que, além de proporcionar melhoria no abastecimento com o incremento da oferta de água, a recuperação e modernização dos dois decantadores, que absorveram recursos da ordem de R$ 1,5 milhão, também deram mais garantia e segurança na qualidade da água distribuída à população.
Com o final dos serviços, a estação passou a funcionar com mais eficiência. A capacidade de tratamento, que era de 3.400m³/h antes das obras, passou para 3.600m³/h depois da recuperação do primeiro decantador, em dezembro último, e, com a recuperação do segundo decantador, cuja obra acaba de ser concluída, essa capacidade subirá  para 3.800m³/h, o que significa um ganho total de 400m³/h.

Francisco Beltrão, diretor de Operações da Companhia, conduziu a entrevista coletiva e representou o presidente Clécio Falcão

11 de maio de 2015 00:00