14 de maio de 2015 00:00

Casal inicia transição para assumir sistemas de água e esgoto de Pão de Açúcar

Reunião entre gestores da Companhia e da Prefeitura marca início do processo

Diretor e técnicos da Casal visitaram as estruturas do Saae de Pão de Açúcar

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Prefeitura de Pão de Açúcar iniciaram nessa quarta-feira (13) os procedimentos de transição do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município para a empresa. Uma reunião entre gestores da Casal e da Prefeitura delineou as ações a serem adotadas para a transferência dos serviços.
Durante o encontro, realizado na sede da Prefeitura, o vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Francisco Beltrão, que representou a diretoria da empresa, e o prefeito Jorge Dantas, enfatizaram a importância do acontecimento. “Estamos trabalhando para oferecer serviços iguais ou até melhores do que os que são oferecidos atualmente e, para isto, vamos investir tudo o que for arrecadado referente a água e esgoto na melhoria da estrutura de saneamento e dos serviços prestados à população”, afirmou Francisco Beltrão. Por sua vez, o prefeito Jorge Dantas salientou que a parceria com a Casal é fundamental, pois, em Alagoas, somente ela detém “know-how” para operar e manter, por exemplo, sistemas de esgotamento sanitário.
Depois da reunião, a equipe da Casal, integrada por profissionais das áreas comercial, operacional, de engenharia, de recursos humanos e de comunicação, sob a liderança do vice-presidente Francisco Beltrão, uniu-se a gestores da Prefeitura e técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) nas atividades de inspeção de toda a estrutura de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do município. Esse trabalho, que começou na manhã dessa quarta-feira, prossegue nesta quinta-feira (14) com entrevista, por parte do diretor da Casal, a emissora de rádio de Pão de Açúcar, reunião da equipe da Companhia com funcionários do SAEE, conclusão das inspeções e reunião para balanço geral das atividades.
A entrevista é para esclarecer à comunidade local sobre o papel da Companhia – seus propósitos, seus projetos e sua parceria com a Prefeitura -, visando oferecer serviços de qualidade à população. Quanto à reunião com os funcionários do SAAE, é para tirar dúvidas e tranquilizá-los, pois, de acordo com Francisco Beltrão e Jorge Dantas, nenhum deles será prejudicado.
O processo de transição é coordenado, no lado da Casal, pelo engenheiro Ricardo Vieira, que lidera uma comissão criada pela diretoria da Companhia especialmente para esse trabalho. Antes da visita de ontem e hoje, a Casal, por meio dessa comissão, preparou uma série de relatórios documentando a situação dos sistemas de água e de esgoto de Pão de Açúcar. O prefeito Jorge Dantas também designou gestores da Prefeitura e do SAAE para subsidiar a Casal e acompanhar todo o processo de transição, que deverá durar alguns meses.

Visita inclui todas as estruturas de abastecimento de água de Pão de Açúcar

Prefeito Jorge Dantas, técnicos da Prefeitura e da Casal participaram de uma reunião antes das visitas

Captação flutuante no município, no rio São Francisco

14 de maio de 2015 00:00