5 de junho de 2015 00:00

Transferência do saneamento avança e Casal fará recadastramento dos usuários

Companhia vai operar cerca de 7 mil ligações de água em Pão de Açúcar

Técnicos e gestores da Casal fizeram visitas às estruturas do Saae de Pão de Açúcar

A transferência dos serviços de saneamento (água e esgoto) do município de Pão de Açúcar para a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) está em fase avançada. A afirmação é do engenheiro Ricardo Vieira, que está à frente de um grupo de trabalho criado na companhia para efetivar o repasse de todo o sistema, que antes pertencia à prefeitura e que a partir de agora será operado pela estatal.
Os próximos passos, segundo ele, serão o recadastramento dos usuários, que incluem cerca de 7 mil ligações de água, a instalação de um escritório de atendimento ao público nos padrões adotados pela companhia e a identificação visual das estruturas do antigo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) com a marca da Casal.
De acordo com o engenheiro Ricardo Vieira, uma comissão criada pela companhia no ano passado realizou diversas visitas ao município para conhecer a estrutura do Saae e, em parceria com técnicos da prefeitura, preparou a documentação inicial para a transferência. Este ano, já foi elaborado um relatório da parte mecânica e elétrica das estruturas que compõem o sistema de saneamento de Pão de Açúcar.
“A Casal já é presença constante no município, mas a operação ainda ocorre em parceria com os profissionais do Saae”, destacou Vieira. Segundo ele, ainda serão necessários de 3 a 6 meses para que o processo de transferência esteja completo.
Até lá, conforme ele salientou, será necessário fazer uma atualização cadastral, pois o banco de dados adotado pela companhia adota o Sistema Gsan, que possui diferenças em relação ao sistema atual usado pela prefeitura. “Para isso, faremos uma atualização de todos os cadastros e, em muitas situações, serão necessárias visitas às casas das pessoas. Acreditamos que esse procedimento de campo começará em julho, mas o serviço interno de transferência de dados já começou”, adiantou.
Segundo ele, a Casal também está avaliando a possibilidade de instalação, em Pão de Açúcar, de um laboratório regional para análise da água. Já o sistema de esgotamento sanitário existente em parte da cidade deverá receber melhorias, mas essas obras ainda não têm data para começar.

5 de junho de 2015 00:00