17 de julho de 2015 00:00

Casal detecta pedras de gordura na rede de esgoto

Material obstrui a tubulação e causa extravasamentos

Trabalho rotineiro de manutenção de redes coletoras de esgoto detectou pedras de gordura

Trabalho rotineiro de manutenção de redes coletoras de esgoto detectou pedras de gordura enormes capazes de obstruir a tubulação e provocar extravasamentos. De acordo com o superintendente técnico da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Walace Padilha, a ocorrência foi registrada na Avenida Antônio Gomes de Barros, antiga Amélia Rosa, no bairro Jatiúca, em Maceió, e comprova que os estabelecimentos, especialmente os restaurantes, não estão fazendo a limpeza periódica das caixas de gordura.
Logo após a detecção do problema, a equipe de manutenção da Casal retirou o material que obstruía a rede. O serviço de manutenção, que começou quarta-feira última, prossegue nesta sexta-feira (17) e vai até terminar a limpeza da tubulação nos pontos mais críticos.
De acordo com Padilha, casos como esse podem ser evitados. Basta que os responsáveis por estabelecimentos comerciais, principalmente os do segmento de alimentação, sigam a norma sobre lançamento de efluentes no sistema de esgotamento sanitário da Companhia.
A norma estabelece alguns procedimentos, como a exigência de cadastro das empresas que utilizam o sistema da Casal. Para preenchimento do cadastro, elas terão que apresentar amostras dos efluentes comprovando que se enquadram no Regulamento da Companhia. Somente após esse procedimento é que será autorizado o descarte. A norma também determina a responsabilidade dos clientes quanto à utilização do sistema de esgotamento sanitário e os pontos onde poderão ser lançados os efluentes.
Segundo a gerente de controle ambiental da Casal, Valeska Cavalcante, os efluentes de residências, restaurantes ou quaisquer prédios que contenham cozinhas deverão passar por caixas de gordura dimensionadas de modo a permitir eficiente retenção da gordura. Estas caixas deverão ter manutenção adequada ao seu bom funcionamento, como limpeza periódica, sendo este serviço de responsabilidade do usuário.
O modelo-padrão das caixas de gordura é fornecido pela Casal. Basta que o interessado procure uma Loja de Atendimento ao Cliente da companhia e solicite o projeto.

Pedras de gordura na rede coletora atrapalham o fluxo de esgoto

17 de julho de 2015 00:00