22 de julho de 2015 00:00

Casal e Seinfra discutem melhorias na estrutura de esgoto de Maceió


Órgãos também analisam integração do Canal do Sertão com as adutoras

Dirigentes e técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e da Secretaria de Estado da Infraestruturta (Seinfra) discutiram, na manhã desta quarta-feira (22), melhorias na estrutura de esgotamento sanitário de Maceió e a integração do Canal do Sertão aos sistemas adutores do Sertão, Bacia Leiteira e Agreste.
A Seinfra, que participou da reunião por meio do secretário adjunto de Projetos Especiais, Francisco Alzir Lima, do secretário adjunto de Habitação e Saneamento, Humberto Carvalho Júnior, do superintendente de Projetos Especiais, Alexandre Barros, e do superintendente de Política de Saneamento, Luiz Neto, atendendo a convite da direção da Casal, fez um balanço do andamento das obras de esgotamento sanitário de Maceió sob sua responsabilidade e das obras de interligação do Canal do Sertão às adutoras.
Antes das apresentações técnicas, o presidente da Casal, Clécio Falcão, destacou a importância da parceria da empresa com a Seinfra e com outros órgãos do Estado para a solução dos problemas relacionados a abastecimento de água e esgotamento sanitário. “Reuniões como esta servem para alinhamento de procedimentos, bem como para integração de ações envolvendo os dois órgãos”, salientou. Esta mesma linha de pensamento foi externada pelo vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Francisco Beltrão, e pelos secretários adjuntos da Seinfra  Alzir Lima e Humberto Carvalho.
Na apresentação relacionada a esgotamento sanitário da Bacia da Pajuçara, em Maceió, o assessor técnico da Casal, Jorge Briseno, mostrou a situação das principais elevatórias e coletores do sistema de esgotamento dessa região, o estágio de limpeza do coletor de esgoto entre as praças Lions, na Pajuçara, e 13 de Maio, no Poço, e os problemas decorrentes da obstrução dessa estrutura. Também foi abordada a elaboração do novo Plano Diretor de Esgotamento Sanitário de Maceió e apresentado o quadro de acompanhamento das ações de combate às línguas negras e as medidas que devem ser imediatamente adotadas, como a construção da linha de recalque entre as estações elevatórias de esgoto das praças Lions e 13 de Maio.
O projeto para caixas de gordura e os problemas causados pelo entupimento da rede coletora de esgoto por “pedras” de gordura, que causam, inclusive, obstrução dos coletores, foram objeto de apresentação por parte do superintendente de Negócio da Casal, Samuel Leite. Ele defendeu o envolvimento de entidades ligadas ao setor turístico de Maceió nesse projeto. A integração do Canal do Sertão às adutoras da Casal foi o assunto da apresentação feita pelo superintendente de Engenharia desta empresa, Luis Emanuel.
Ao final da reunião, realizada no auditório da Gerência de Manutenção Eletromecânica (Gemem), no Farol, Clécio Falcão sugeriu que apresentações como as realizadas pela Casal em conjunto com a Seinfra fossem mostradas aos órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Nova reunião entre Casal e Seinfra ficou agendada para a próxima quarta-feira (29), no mesmo local da que foi realizada nesta quarta-feira (22). Nesse encontro, a Seinfra vai detalhar as obras de interligação do Canal do Sertão às adutoras da Casal.

Leg

 

Leg

22 de julho de 2015 00:00