24 de julho de 2015 00:00

Projeto da Casal transforma óleo de cozinha usado em sabão e detergente

O destino correto do óleo evita obstruções das redes coletoras de esgoto e estações de tratamento

Iniciativa também contribui para ressocialização de reeducandos em Maceió

O óleo de cozinha que seria descartado, prejudicando tanto o sistema de esgotamento sanitário como o meio ambiente, agora está se transformando em sabão e detergente. Esse é o trabalho desenvolvido pelo Projeto Coleta Óleo: Ação ambiental com responsabilidade Social, resultado da parceria firmada em 2012 entre a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).
A reciclagem do óleo de cozinha tem seus benefícios tanto para a Casal como para a sociedade. De acordo com Maria Aparecida Torres, gerente da Unidade de Negócio Benedito Bentes, o destino correto do óleo evita obstruções das redes coletoras de esgoto e estações de tratamento.
Torres explicou que as obstruções, ao dificultarem a circulação de águas servidas, reduzem a capacidade do sistema de esgotamento sanitário e podem até provocar extravasamentos.  Além disso, o descarte indevido de óleo contamina o solo e reduz a oxigenação das águas de rios e lagos, prejudicando a vida aquática.
A iniciativa também contribui para a ressocialização de reeducandos do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC). Eles fornecem a mão de obra para a produção de saneantes (sabões e detergentes) e em troca têm a pena reduzida em um dia para cada três dias trabalhados e ainda recebem até três quartos do salário mínimo via conta bancária, conforme informado por Welder Santos, coordenador da Oficina de Saneantes da Fábrica de Esperança, que faz parte do programa desenvolvido pela Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) focado em cursos profissionalizantes e laborterapia (terapia ocupacional).
A Casal, através da Unidade de Negócio Benedito Bentes, pretende ampliar a adesão da população ao projeto de coleta de óleo que, em 2013, instalou postos de coleta em locais de fácil acesso como conjuntos habitacionais, condomínios, churrascarias e lanchonetes. Atualmente, a Unidade de Negócio Benedito Bentes mobiliza estagiários do Serviço Social para a realização de palestras em escolas, condomínios e conjuntos habitacionais.

24 de julho de 2015 00:00