29 de julho de 2015 00:00

Técnicos da Casal e da Seinfra discutem interligação do Canal do Sertão às adutoras

Obras das duas primeiras etapas vão beneficiar mais de 400 mil pessoas do Alto Sertão e Bacia Leiteira

Técnicos e gestores destacaram que as obras do Sistema Adutor do Alto Sertão beneficiam 128 mil habitantes de oito municípios

As estruturas de interligação do Canal do Sertão às adutoras contemplam 42 municípios nas três regiões por onde passa o Canal – Sertão, Bacia Leiteira e Agreste -, segundo informou o secretário adjunto de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Francisco Alzir Lima, em sua apresentação na reunião de técnicos desse órgão e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), realizada nessa terça-feira (28), na Gerência de Manutenção Eletromecânica da Companhia, no Farol.
As obras que ligam o Canal Adutor do Sertão às adutoras dos sistemas coletivos do Alto Sertão e da Bacia Leiteira, referem-se às duas primeiras etapas do projeto de interligação – a terceira etapa, que beneficia o sistema coletivo do Agreste, ainda depende da evolução das obras do Canal.
Em sua participação no encontro, Alzir mostrou a evolução das obras do Canal do Sertão, enquanto que os superintendentes de Projetos Especiais e de Política de Saneamento da Seinfra, Alexandre Barros e Luiz Neto, discorreram, respectivamente, sobre os sistemas adutores regionais e as obras de ampliação e reforço do Sistema de Abastecimento de Água da Bacia Leiteira.
De acordo com Alexandre Barros, as obras concernentes ao Sistema Adutor do Alto Sertão beneficiam 128 mil habitantes de oito municípios – Água Branca, Mata Grande, Canapi, Olho d?Água do Casado, Delmiro Gouveia, Pariconha, Inhapi e Piranhas (Piau) -, e de 59 povoados. Já as obras de ampliação e reforço do Sistema de Abastecimento de Água da Bacia Leiteira vão beneficiar 300 mil pessoas, conforme informou Luiz Neto. Todos os serviços referentes ao Sertão e Bacia Leiteira já foram licitados e contratados e serão realizados pela Seinfra com acompanhamento da Casal.
Ainda na reunião dessa terça-feira, o coordenador operacional da Unidade de Negócio da Casal no Sertão, Hildaberto André, que representou o gerente João Neto, fez uma apresentação sobre o funcionamento e as carências do Sistema Coletivo do Sertão. Sobre este assunto, o presidente da Casal, Clécio Falcão, que também participou da reunião, disse que ele faz parte de um relatório amplo feito pela Companhia e encaminhado ao Governo do Estado e à  Seinfra. Clécio Falcão afirmou estar confiante de que as carências referentes ao sistema do Sertão sejam incluídas nas obras complementares da Seinfra.
Também participaram da reunião conjunta o secretário adjunto de Habitação e Saneamento da Seinfra, Humberto Carvalho Júnior, os vice-presidentes de Gestão Operacional e de Gestão de Serviços de Engenharia da Casal, Francisco Beltrão e Osmar Lisboa, respectivamente, além de superintendentes, gerentes e outros técnicos da Companhia.

O funcionamento e as carências do Sistema Coletivo do Sertão estiveram entre os assuntos discutidos pelos técnicos e gestores

29 de julho de 2015 00:00