4 de agosto de 2015 00:00

Laudos entregues à Arsal comprovam ausência de contaminação por cianobactérias em água fornecida no Sertão

Crédito: Ascom Arsal

A Gerência de Saneamento da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) recebeu da Companhia de Abastecimento (Casal), os laudos técnicos que comprovam a ausência de contaminação por cianobactérias na água fornecida pela prestadora na região do Rio São Francisco onde, no segundo trimestre do ano, foi constatada uma mancha escura em decorrência da presença de algas.

Os resultados da análise das coletas efetuadas em junho pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) de Sergipe – por solicitação da Casal -, foram entregues à Arsal no final da semana passada. Ainda em julho, técnicos da Companhia de Abastecimento de Alagoas receberam um treinamento em Aracaju, na Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), no combate as cianobactérias.

“De acordo com os estudos realizados, a água está dentro dos parâmetros para consumo exigidos pelo Ministério da Saúde, mas as análises serão repetidas a cada seis meses e a Arsal seguirá monitorando a qualidade da água fornecida á população nos 34 municípios regulados”, afirmou Antonio de Padua, gerente de Saneamento da Agência Reguladora.

Qualquer usuário do sistema de Saneamento Básico dos municípios regulados pode procurar a agência em busca de informações ou para registrar demandas. Primeiramente, o usuário deve procurar a Casal. Não tendo o problema solucionado ou, caso a solução apresentada não seja satisfatória, deve acionar a Arsal, por meio da Ouvidoria, no 0800 284-0429 ou pelo site www.arsal.al.gov.br.

Os municípios regulados são: Arapiraca, Craíbas, Lagoa da Canoa, Olho D’Água Grande, Igaci, São Brás, Feira Grande, Girau do Ponciano, Coité do Noia, Campo Grande, Ouro Branco, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera, Cacimbinhas, Monteirópolis, Olivença, Maravilha, Carneiros, Estrela de Alagoas, Jacaré dos Homens, Batalha, Piranhas, Pariconha, Olho D’Água do Casado, Inhapi, Delmiro Gouveia, Campestre, Messias, Santa Luzia do Norte, Barra de São Miguel e Palmeira dos Índios.

Crédito: Agência Alagoas

4 de agosto de 2015 00:00