5 de outubro de 2015 00:00

Casal sensibiliza população a não jogar esgoto em galerias de águas pluviais

Iniciativa por meio de outdoors chama atenção dos moradores da parte baixa da capital

Mensagem espalhada em outdoors nos bairros da parte baixa da cidade sensibiliza população

Uma iniciativa da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) chama a atenção dos moradores da parte baixa de Maceió para não despejar esgoto nas galerias de águas pluviais. A Casal espalhou a mensagem em outdoors nos bairros da região litorânea e central da cidade, a maioria deles atendidos por rede coletora de esgoto.
A mensagem diz “Faça sua parte, não jogue esgoto nas galerias de águas pluviais”. De acordo com o presidente da empresa, Clécio Falcão, apesar de não ser da companhia a responsabilidade pela operação e manutenção das galerias de águas pluviais, a Casal se preocupa com o tema e com as consequências negativas que essas ligações clandestinas trazem ao meio ambiente.
“Compete à Casal operar as redes coletoras de esgoto e fazemos nossa parte em informar à população e dar as condições necessárias para que a ligação a essas redes seja feita da maneira correta. Quem faz a ligação do esgoto de seu imóvel às galerias de águas pluviais da Prefeitura está cometendo um crime ambiental e pode ser punido pelos órgãos de fiscalização”, comentou o presidente da Casal.
Segundo ele, nos locais onde não há rede coletora de esgoto, os imóveis devem possuir os chamados sumidouros e as fossas sépticas, mas em nenhuma hipótese esse esgoto deve ser interligado às galerias de águas pluviais, pois elas existem para levar a água da chuva até o mar ou a outros sistemas naturais.
“É preciso que cada um faça sua parte, seja cobrando das autoridades os investimentos necessários em cada área, mas também praticando ações corretas e cidadãs de respeito ao meio ambiente e à legislação em vigor”, finalizou Clécio Falcão.

5 de outubro de 2015 00:00