9 de outubro de 2015 00:00

Casal terá novo laboratório de análise de água e esgoto

Estrutura atende a portarias do Ministério da Saúde e permite dados mais confiáveis

Layout mostra como será o novo laboratório central para análise de água e esgoto

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) está investindo na construção de um novo laboratório de análise de água e esgoto, que será instalado na área da Estação de Tratamento de Água (ETA) Pratagy, em Maceió, e vai substituir o atual laboratório central, que fica no mesmo endereço.
A empresa que vai construir o novo laboratório já foi licitada e, até o final deste mês, deverá ser assinada a ordem de serviço para que as obras tenham início. A partir daí, o prazo para execução será de 90 dias.
Com novo layout, o laboratório atenderá a um maior número de itens das portarias do Ministério da Saúde nº 2914, que dispõe sobre a potabilidade da água, e nº 430, sobre esgoto. De acordo com o gerente da Qualidade do Produto da Casal, o engenheiro químico Alfredo Brechó, o novo layout também atenderá à portaria nº 17025, do mesmo ministério.
“Mas os maiores benefícios do novo laboratório é que ele vai permitir que tenhamos resultados de análises com volumes maiores, gerando relatórios em menos tempo e com dados mais confiáveis. Também haverá uma redução de custos e ao mesmo tempo maior avanço no número de coletas”, salientou Alfredo Brechó.
Segundo ele, esse trabalho também será incrementado pelo uso do equipamento que a companhia está adquirindo chamado cromatógrafo de íons, considerado o que há de mais moderno em tecnologia para análise de água e esgoto. “Com esse novo equipamento e esse novo laboratório, a Casal será nivelada à condição das maiores empresas de saneamento do Brasil”, emendou o gerente.

Local onde será construído o novo laboratório de análise de água e esgoto, na área da ETA Pratagy, em Maceió

9 de outubro de 2015 00:00