16 de novembro de 2015 00:00

Redução na vazão do São Francisco vai demandar R$ 7,5 mi em investimentos

Casal já apresentou relatório ao Ministério da Integração Nacional com necessidades de adequação nas captações de água

Estação de captação de água bruta da Casal no rio São Francisco, em Pão de Açúcar, para o Sistema Coletivo da Bacia Leiteira

Caso a vazão de água do rio São Francisco seja reduzida dos atuais 900 para 800 metros cúbicos por segundo, serão necessários R$ 7,5 milhões em investimentos para que sejam feitas adequações nas 14 estações de captação de água que a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) opera nas margens do Velho Chico.
Os impactos dessa medida para o abastecimento humano de cerca de 500 mil pessoas em cidades do Sertão, Bacia Leiteira e Agreste de Alagoas, bem como a necessidade do valor a ser investido, constam em um documento já entregue pela Casal ao Ministério da Integração Nacional.
De acordo com o presidente da companhia, Clécio Falcão, caso a redução da vazão anunciada se confirme, o nível do rio pode baixar de 25cm a 30cm e, com isso, comprometer a captação de água para o abastecimento humano. “Assim, teremos que fazer adaptações em nossas estações, por isso apresentamos a necessidade de recursos ao Ministério”, confirmou o gestor.
Segundo ele, essas adaptações incluem retirada de areia, de vegetação, desassoreamento, abertura de secção nas captações, fabricação e instalação de flutuantes e novos conjuntos motobombas, ampliação das subestações de energia elétrica e obras de engenharia.
“Tudo isso, para que seja feito, demanda um certo tempo. É por essa razão que temos que contar com o apoio do governo federal no sentido de repassar os recursos com antecipação, para que a população não seja prejudicada”, detalhou Clécio Falcão.

16 de novembro de 2015 00:00