24 de novembro de 2015 00:00

Tensão elétrica instável prejudica abastecimento de água da Bacia Leiteira

Sistema coletivo que atende a municípios da região opera com 50% da capacidade

A irregularidade no fornecimento de energia elétrica para a estação de captação de Pão de Açúcar e para duas estações elevatórias situadas entre esse município e a cidade de Olho d’Água das Flores prejudica, desde o início deste mês, o abastecimento de água dos municípios da Bacia Leiteira.

Segundo Erickson Dantas, coordenador de Produção e Distribuição da Unidade de Negócio Bacia Leiteira, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), essas estações só podem operar com a capacidade normal de trabalho no período matutino. Durante a tarde e a noite, a oscilação da tensão elétrica impede que os técnicos da Companhia mantenham duas bombas operando em paralelo. Desse modo, a vazão bombeada é reduzida pela metade.

Os problemas foram comunicados à Eletrobras. Esta empresa explicou à Casal que a oscilação da tensão é provocada pelo aumento do consumo de energia. Disse também que tomou uma série de medidas para reduzir o problema e que deve concluir, nesta terça-feira (24), a instalação de novos bancos de capacitores no alimentador que atende à Casal. A Eletrobras também informou que a obra de melhoria do trecho da rede elétrica que vai de Delmiro Gouveia até Olho d’Água das Flores está em andamento. A previsão é de que essa obra seja concluída até 16 de dezembro.

Devido à irregularidade no fornecimento de energia elétrica, o abastecimento de água se encontra deficiente nos municípios de Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens (zona rural), Jaramataia, Senador Rui Palmeira, Major Izidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar (zona rural), Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e São José da Tapera.

24 de novembro de 2015 00:00