30 de dezembro de 2015 00:00

Casal detecta água de rebaixamento de lençol freático durante limpeza de rede de esgoto

Material estava sendo despejado de forma inadequada na galeria de águas pluviais da Prefeitura

O objetivo da limpeza das redes coletoras é evitar o extravasamento de esgoto

O serviço de limpeza e desobstrução das redes coletoras de esgoto, realizado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), continua em andamento, nos bairros da orla marítima da capital, principalmente na avenida Doutor Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa) e ruas transversais, na Jatiúca. O objetivo é evitar o extravasamento de esgoto.
Durante o serviço, técnicos da companhia encontraram água de rebaixamento de lençol freático sendo lançada, de forma inadequada, na galeria de águas pluviais da Prefeitura. Na ocasião, coincidentemente o secretário municipal de Meio Ambiente, Davi Maia, passava pelo local e foi chamado pelos técnicos da Casal, que mostraram a ele a situação.
A água de rebaixamento de lençol freático, que pode ter coloração escura e cheiro forte, quando lançada na galeria de águas pluviais corre direto para o mar, causando as chamadas línguas sujas. O secretário municipal telefonou para uma equipe da Sempma averiguar o ocorrido e notificar o estabelecimento pela infração, que fica na rua José Pontes Magalhães.
Ainda durante a ação, os técnicos da Casal fizeram a limpeza das redes coletoras de esgoto nas ruas Vereador Pedro Moura, Cláudio Rocha Lima e parte da avenida Júlio Marques Luz (antiga avenida Jatiúca).
“Encontramos muita gordura na rede de esgoto, o que é um erro dos usuários, principalmente dos estabelecimentos que fornecem alimentos, como bares e restaurantes, pois a gordura contribui para a obstrução da rede. Encontramos também materiais que não deveriam ter sido despejados na rede de esgoto, como camisinhas de látex, entre outros”, frisou o engenheiro Cid Carlos, que é supervisor de Coleta de Esgoto da Unidade de Negócio Jaraguá da Casal.
Durante a ação de limpeza e desobstrução das redes coletoras de esgoto, a companhia conta com equipe de tamponamento e caminhões adaptados, além de técnicos especializados. Esse tipo de serviço é rotineiro e preventivo e não tem prazo para ser encerrado. Além da Jatiúca, ele também é feito na Ponta Verde, Pajuçara, Poço e Ponta da Terra. A Casal alerta que qualquer pessoa pode comunicar uma situação de extravasamento de esgoto ligando para o call center da empresa, pelo número 0800 082 0195.

Caminhões adaptados são usados durante o serviço de limpeza e desobstrução das redes de esgoto

30 de dezembro de 2015 00:00