13 de abril de 2016 00:00

Casal executa projeto experimental para aumento da arrecadação

Iniciativa é composta por 10 medidas que deverão impactar nas contas da companhia

Presidente e gerentes da Casal conferem parte dos equipamentos que serão usados no projeto

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) está desenvolvendo o projeto “Um ponto fora da curva”, composto por 10 medidas que têm como objetivo promover o aumento do faturamento e, consequentemente, da arrecadação da empresa. De forma experimental, ele começou a ser implantado na Unidade de Negócio (UN) Farol.
Desenvolvido pela Superintendência de Gestão Comercial e Operacional (Sucop), o projeto-piloto tem um plano de ação denominado nova matriz comercial. Ele é desenvolvido a partir da análise de consumos que estão fora da média da rua ou quadra em análise, num determinado bairro da área de abrangência da UN.
“Para isso, nossos técnicos utilizam ferramentas tecnológicas de informática e outros instrumentos. Eles selecionam as áreas mais homogêneas, identificam as matrículas que serão analisadas e, através do cadastro comercial, comparam as médias da Casal com as médias da quadra em análise, utilizando a ferramenta Street View, do Google. Após a visualização pelo computador, eles podem ir a campo fazer a confirmação do consumo, com leitura do hidrômetro, análise do cavalete, verificação de economias”, explicou o superintendente da área, Samuel Leite.
De acordo com ele, também estão sendo feitas auditorias comerciais, que são ações de campo, em áreas selecionadas para uma “verdadeira devassa em todos os imóveis de cada quadra escolhida para a implementação das ações”.
Para dar suporte aos técnicos da companhia que executam o projeto, a empresa adquiriu notebooks, câmeras de inspeção nos cavaletes, geofones, impressoras com wifi, mesas e cadeiras dobráveis para facilitar o transporte para os locais de auditorias, tendas com tamanho de 3m x 3m, reboques para o transporte dos equipamentos.
Para as áreas com pouca cobertura de telefonia celular, foram adequiridos rádios de comunicação do tipo walk-tok, além de roteadores wifi e amplificadores de sinal de internet. Parte desses equipamentos foi apresentada pelo superintendente Samuel Leite durante uma reunião de planejamento estratégico da companhia, realizada na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Alagoas (Crea/AL), no dia 28 de março, da qual participaram o presidente da Casal, Clécio Falcão, os vice-presidentes de Gestão Operacional, Francisco Beltrão, de Gestão de Serviços de Engenharia, Osmar Lisboa, e de Gestão Corporativa, Jorge Galvão.

13 de abril de 2016 00:00