23 de junho de 2016 00:00

Autorizado reajuste de 16,5% na tarifa de água a partir de julho

Autorização foi dada pela Arsal com base em estudos e documentos apresentados pela Casal

As tarifas de água vão ser reajustadas em 16,5% a partir de 1º de julho próximo. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) solicitou o reajuste em 1º de abril para vigorar em 1º de maio, mas a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) pediu novos documentos que comprovassem os números apresentados pela empresa.
Depois de minucioso estudo e de analisar os documentos apresentados pela Casal é que a Arsal decidiu autorizar o reajuste, não mais com efeito retroativo para vigorar em 1º de maio, como havia solicitado a companhia, e sim a partir de 1º de julho, ou seja, com dois meses de defasagem. O último reajuste nas tarifas de serviços de abastecimento de água, em Alagoas, ocorreu em junho do ano passado, portanto, há mais de um ano.
Os documentos apresentados pela Casal para justificar o pedido de reajuste tarifário mostram os aumentos dos insumo usados pela empresa, entre os quais o de energia elétrica, que corresponde a cerca de 20% dos custos totais.
Segundo a resolução da Arsal que dispõe sobre o reajuste, publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (23), o percentual de 16,5% será aplicado para todas as categorias de consumo – residencial, comercial, industrial e público.

23 de junho de 2016 00:00