17 de junho de 2016 00:00

Interligação de nova ETA do Sertão às adutoras será concluída neste sábado (18)

Novo sistema beneficia 8 municípios e deve entrar em funcionamento no dia 19

Nova ETA do Alto Sertão vai beneficiar 8 municípios da região

A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Alto Sertão, construída na zona rural de Pariconha para reforçar o abastecimento de oito municípios da região, deverá entrar em operação neste domingo (19), segundo técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
Isso porque o serviço de interligação da ETA às adutoras, iniciado na quarta-feira (15) e previsto para ser concluído nesta sexta (17), somente poderá ser finalizado no sábado (18). Dessa forma, o abastecimento será retomado no domingo, quando deverá ficar em recuperação por cerca de 48 horas.
A captação de água para a ETA do Alto Sertão será feita diretamente no Canal do Sertão. “Com isso, haverá menos custos com energia elétrica, tendo em vista que a ETA fica ao lado do Canal”, afirmou o presidente da Casal, Clécio Falcão. Ele reforçou que o projeto do novo sistema também prevê a recuperação das estações elevatórias de água tratada existentes que enviam o líquido para Água Branca, Mata Grande, Canapi e Inhapi, o que deverá ocorrer numa segunda etapa, à medida que os recursos forem liberados pelo governo federal.
“Vamos solicitar da população que faça o uso consciente e responsável da água. Ao mesmo tempo, a Casal vai intensificar a fiscalização e o combate ao furto de água em suas adutoras. Pedimos aos cidadãos que procurem a companhia para fazer qualquer tipo de denúncia nesse sentido”, pontuou Falcão. As denúncias sobre vazamentos e falta de água podem ser feitam à Casal pelo número (82) 3215-4100.
A ETA do Alto Sertão foi construída pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), por meio do consórcio SVC/Engemat, com recursos do governo federal.

17 de junho de 2016 00:00