18 de agosto de 2016 00:00

Casal adquire cromatógrafo de íons para análise da qualidade da água

Investimento em equipamento de laboratório foi superior a R$ 149 mil

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) adquiriu um equipamento chamado cromatógrafo de íons de dupla coluna, considerado o que há de mais moderno em tecnologia para análise da qualidade da água. Com esse equipamento, a Casal vai dar celeridade às análises e terá mais exatidão nos laudos.

Parte do equipamento foi entregue pela empresa Metrhon esta semana e a outra parte será recebida nos próximos dias, no laboratório da companhia, que fica na Estação de Tratamento de Água (ETA) Josué Palmeira, integrante do Sistema Pratagy, no Benedito Bentes, em Maceió.

O investimento da Casal no cromatógrafo, com recursos próprios, foi de R$ 149.900,00.
De acordo com o gerente da Qualidade do Produto, o engenheiro químico Alfredo Brechó, o cromatógrafo de íons de dupla coluna vai colocar a companhia no padrão de tecnologia das melhores empresas de saneamento do Brasil.

“Com esse equipamento, teremos resultados das análises mais precisos e confiáveis, o que vai auxiliar os gestores nas tomadas de decisão”, enfatizou Brechó.
Outro ponto destacado pelo gerente é que esse equipamento vai permitir que a Casal faça economia durante as análises de água, tendo em vista que ele trabalha por “via seca”, ou seja, sem a necessidade de uso de reagentes químicos.

O cromatógrafo identifica a presença de elementos como nitrato, nitrito, amônia, ferro e cloreto. Antes que ele seja totalmente instalado, os técnicos que farão uso dele no dia a dia vão passar por um treinamento ministrado pela empresa fornecedora.

Cromatógrafo de íons de dupla coluna vai dar celeridade à análise da água

18 de agosto de 2016 00:00