13 de janeiro de 2017 00:00

Casal apresenta alternativas de abastecimento para Palmeira dos Índios

Apresentação foi feita em debate sobre crise hídrica, na sede da Prefeitura, nesta quinta-feira (12)

O presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão, apresentou, nesta quinta-feira (12), alternativas de abastecimento para Palmeira dos Índios, em debate sobre crise hídrica realizado no município, por iniciativa do prefeito Júlio César.

Palmeira dos Índios

As principais obras emergenciais serão: desassoreamento da barragem Carangueja; aproveitamento do excedente de água do novo sistema Bálsamo-Estrela-Minador para atendimento do povoado de Canafístula, que hoje é atendido pelo Sistema Carangueja a partir de Palmeira dos Índios (em fase de contratação); implantação de novos equipamentos (3.500 metros de adutora) para duplicar a vazão do Sistema Caçamba-Palmeira; e inversão do fluxo de abastecimento de Igaci para Palmeira dos Índios – esta ação aguarda a conclusão da obra de implantação da adutora Palmeira-Igaci, que está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Essas obras são consideradas de curto prazo.

Uma das obras de médio prazo é o Sistema Bálsamo-Palmeira, que tem um custo estimado em R$ 50 milhões, com recursos federais. Além disso, a Casal disponibilizou 10 caminhões-pipa para reforçar o abastecimento urbano de Palmeira, principalmente, das unidades de saúde e educação, e intensificou o combate aos desvios de água das adutoras e às ligações clandestinas.

Além da Casal e da Prefeitura de Palmeira dos Índios, participaram do debate, realizado na sede do Pode Executivo Municipal, outros órgãos do Estado envolvidos com a problemática hídrica, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Defesa Civil, Funasa e Codevasf.

13 de janeiro de 2017 00:00