17 de janeiro de 2017 00:00

Governador assina ordens de serviço e garante obras emergenciais para Palmeira dos Índios

Uma das medidas vai garantir água da barragem do Bálsamo para parte de Palmeira

As ordens de serviço para duas obras emergenciais que vão amenizar a dificuldade no abastecimento de Palmeira dos Índios foram assinadas na manhã desta terça-feira (17) pelo governador Renan Filho, em solenidade realizada no centro da cidade, com a presença do prefeito Júlio César e de dirigentes da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
“Já temos um quilômetro de tubos implantados em uma das obras e nos próximos 60 dias ela estará pronta. Ao todo, estamos investindo cerca de R$ 6 milhões para reforçar o abastecimento de Palmeira dos Índios. Por outro lado, também vamos disponibilizar, via Casal, 10 carros-pipa e, pela Semarh, perfurar 15 poços, sendo 5 deles na zona urbana”, detalhou o governador Renan Filho.
De acordo com o vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Francisco Beltrão, que representou o presidente da companhia, Clécio Falcão, além dessas medidas, a empresa vem fazendo um trabalho de conscientização, numa parceria com as secretarias da administração municipal de Palmeira e diversos órgãos ligados ao abastecimento e aproveitamento dos recursos hídricos. Outra ação que a Casal está intensificando em Palmeira é o combate aos desvios de água das adutoras e às ligações clandestinas, para que, dessa forma, segundo o vice-presidente, a água chegue para quem realmente precisa dela.
Ainda durante a solenidade, o prefeito de Palmeira, Júlio César, agradeceu ao governo do Estado e à Casal pelo apoio, bem como aos deputados estaduais e federal que prestigiaram o evento. Para ele, o momento é de união em prol da população. “O que eu puder fazer, eu farei para somar forças nessas ações, inclusive na operação-pipa. Por isso, irei à Brasília em busca de apoio da bancada federal”, acrescentou o gestor.
As duas obras, cujas ordens de serviço foram assinadas nesta terça-feira (17), consistem das seguintes iniciativas: aproveitamento do excedente de água do novo Sistema Bálsamo-Estrela de Alagoas-Minador do Negrão, através da inversão do fluxo na adutora Palmeira-Estrela de Alagoas, fazendo com que parte da água captada na barragem do Bálsamo abasteça o povoado Canafístula, em Palmeira dos Índios; e duplicação do fornecimento de água para a cidade de Palmeira dos Índios a partir da barragem do Caçamba, com a implantação de novos equipamentos e 3.500m de adutora de 250mm para transposição do Sistema Caçamba para a adutora da Carangueja.
A oferta de água a Palmeira dos Índios foi reduzida em 70% porque a barragem Carangueja, principal manancial de abastecimento, secou. Apenas o Sistema Caçamba, que abastece 30% da cidade, está operando. As obras emergenciais vão aumentar a produção de água e, consequentemente, reduzir os efeitos da estiagem prolongada.
O vice-presidente de Engenharia, Osmar Lisboa, o vice-presidente de Gestão Corporativa, Jorge Galvão, o gerente Joaquim Oliveira e o corpo técnico da Casal em Palmeira dos Índios também participaram da solenidade de assinatura das ordens de serviço, bem como prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região Serrana.

17 de janeiro de 2017 00:00