Fiscalização encontra furtos de água na Bacia Leiteira e 8 pessoas são detidas

Operação da Casal realizada nesta quarta-feira contou com apoio do MPE, da PM e da PC

Violação em hidrômetros foi uma das irregularidades encontradas pela Casal

Violação em hidrômetros foi uma das irregularidades encontradas pela Casal

Uma operação surpresa de fiscalização encontrou diversas irregularidades nas adutoras de água, em Cacimbinhas e Major Izidoro, nesta quarta-feira (5), numa iniciativa da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), com apoio do Ministério Público Estadual (MPE), da Polícia Militar (PM/AL) e da Polícia Civil (PC).

Ligações clandestinas, hidrômetros violados, retirada de água das ventosas das adutoras e by pass (“gato”, em linguagem popular) foram as principais irregularidades encontradas. A mais grave, porém, foi o furto de água da rede da Casal para comercialização.

Das 5h às 16h, as equipes visitaram diversas propriedades rurais e residências na zona urbana de Major Izidoro e de Cacimbinhas. Ao todo, 8 pessoas foram conduzidas para as delegacias dos dois municípios para prestar esclarecimentos sobre as irregularidades.

“Tudo isso que flagramos é muito grave. Enquanto algumas pessoas usam água sem pagar nada e sem nenhuma consciência, muitas outras estão desabastecidas por falta de pressão na rede. A água que é retirada aqui de forma irregular está faltando para várias outras famílias”, argumentou o vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Francisco Beltrão. Segundo ele, a ação terá continuidade.

“Onde há um crime, o Ministério Público tem que estar presente e buscar esclarecer. Haveremos de denunciar os responsáveis pelos furtos de água”, acrescentou o promotor José Antônio Marques, substituto da Comarca de Cacimbinhas, que acompanhou a operação.

“Muito importante essa operação. Recebíamos muitas denúncias de falta de água, mas não conseguíamos entender por que a Casal não conseguia levar água para todos. Agora confirmamos que a Casal está trabalhando”, ressaltou a promotora substituta de Major Izidoro, Ilda Regina Reis, que também participou da operação.

Todas as irregularidades encontradas foram sanadas, e os responsáveis, além de conduzidos para a delegacia, terão que se regularizar perante a Casal e pagar multas.

Cacimbinhas e Major Izidoro são abastecidos pelo Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, cuja captação de água bruta fica no rio São Francisco, em Pão de Açúcar.

7 1 2 3 4 5 6

8