2 de maio de 2017 00:00

Governo do Estado e Casal revitalizam sistemas de abastecimento de água

Revitalização está inserida no plano de investimentos da Companhia para 2017

Inspeção de obras (14)“A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai revitalizar todos os sistemas de abastecimento de água, de modo a beneficiar os 77 municípios por ela operados”. A revelação feita pelo presidente da empresa, Clécio Falcão, durante inspeção realizada nessa quarta-feira (26) às obras emergenciais realizadas pela Companhia em vários municípios da região serrana do Estado. Ele esclareceu que algumas obras de revitalização, como recuperação e ampliação de sistemas, já estão em andamento, como são os casos de Murici, Traipu e Maceió, onde a Casal e o governo do Estado estão investindo recursos superiores a R$ 7 milhões, beneficiando aproximadamente 150 mil pessoas.

A revitalização dos sistemas de abastecimento de água está prevista no plano de investimentos da Companhia, para 2017. Este plano vai absorver recursos da ordem de R$ 100 milhões, sendo que a Casal fará desembolso de R$ 50 milhões e os outros R$ 50 milhões serão liberados pelo governo do Estado. Este é o maior volume de recursos para investimentos provenientes do governo estadual e da Casal para área de saneamento, no período de um ano, em toda a história da Companhia. Trata-se, também, do primeiro investimento a contemplar, simultaneamente, mais de 70% dos municípios alagoanos.

Para aplicar o seu plano de investimentos/2017, a Casal contará também, segundo Clécio Falcão, com o apoio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e das prefeituras. No caso dos municípios, serão feitos contratos de parceria, a exemplo do que já aconteceu em Traipu, onde a Casal entra com o material – tubulações, conexões, etc. – e a prefeitura faz as escavações e a reposição do pavimento após a conclusão dos serviços.

Inspeção de obras (18)OBRAS EMERGENCIAIS – Na inspeção às obras emergenciais, que já estão em fase final de execução, Clécio Falcão disse que elas serão inauguradas no mês de maio. São os casos de desassoreamento e limpeza da barragem Carangueja, que abastece 70% da cidade de Palmeira dos Índios, bem como da barragem Caranguejinha, que atende à população de Quebrangulo.

Também estão contemplados com serviços emergenciais os municípios de Paulo Jacinto, Capela, Minador do Negrão e Estrela de Alagoas que, juntamente com Palmeira dos Índios e Quebrangulo, receberam a visita do presidente da Casal, que esteve acompanhado de engenheiros, técnicos e gestores da Companhia.

2 de maio de 2017 00:00