31 de maio de 2017 00:00

Turbidez da água do rio São Francisco afeta abastecimento no Agreste

Situação atinge os municípios de Arapiraca, Coité do Nóia, Craíbas e Igaci

A elevada turbidez da água do rio São Francisco afetou o abastecimento de Arapiraca, Coité do Nóia, Craíbas e Igaci. É que estes municípios são atendidos pelo novo Sistema Adutor do Agreste, que está encontrando dificuldade para fazer o tratamento da água captada no rio. Esse sistema é operado pela CAB Águas do Agreste, empresa parceira da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

“O problema de turbidez ocorre sempre em períodos chuvosos, mas acreditamos que essa situação venha a normalizar-se com a diminuição das chuvas”, avaliou o vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Francisco Beltrão. Ele disse, porém, que, mesmo reconhecendo essa dificuldade, a CAB e a Casal estão procurando alternativas para minimizar os efeitos da turbidez e restabelecer o tratamento da água.

Quanto ao antigo Sistema Coletivo do Agreste, que também é operado pela CAB, está funcionando precariamente devido ao rompimento da adutora. O dano ocorreu num trecho situado em um imóvel particular, cujo proprietário está colocando obstáculo para o acesso de funcionários da empresa. A Casal já recorreu a recursos legais para liberar o acesso e viabilizar o reparo na adutora.

31 de maio de 2017 00:00