31 de julho de 2017 00:00

Casal discute regularização de débitos com prefeitos

Em reunião da AMA, Companhia também apresenta Plano de Investimentos para os municípios

DSCN4226A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) apresentou aos prefeitos municipais, nesta segunda-feira (31), durante reunião da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a proposta da empresa para regularização dos débitos das prefeituras. Alguns gestores municipais se interessaram pela proposta, a exemplo do de Porto de Pedras, Henrique Vilela, que assinou hoje mesmo o contrato de parcelamento, como já fez o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio César, que foi o primeiro chefe de Executivo Municipal e assinar o contrato de regularização de débito.

A proposta da Casal prevê anistia dos débitos anteriores a cinco anos e parcelamento dos débitos de cinco anos até agora, em até 40 parcelas, sem multa, sem juros e sem correção monetária. Para usufruir das vantagens oferecidas pela Companhia é necessário que o município pague em dia suas contas de água, tanto as do consumo presente quanto às referentes ao débito negociado.

Alguns prefeitos fizeram ponderações à proposta da empresa e sugeriram alongamento do prazo de pagamento das dívidas, especialmente nos casos dos municípios que têm débitos muito elevados. Em resposta, o presidente da Casal Clécio Falcão disse que as portas da Companhia estão abertas e que dedicará as segundas-feiras para receber os gestores e negociar os débitos.

Clécio Falcão também mostrou aos prefeitos a necessidade dos Planos Municipais de Saneamento e da assinatura dos contratos de programa, sem os quais os municípios ficam impossibilitados de receber investimentos federais. Colocou a Casal à disposição para ajudar nessas providências e detalhou o Plano de Investimentos da Casal para 2017, que prevê a aplicação de R$ 100 milhões, sendo R$ 50 milhões do Governo do Estado e R$ 50 milhões de recursos da própria Companhia, na recuperação, ampliação e modernização dos sistemas de abastecimento de água existentes nos 77 municípios que ela opera, assim como nos sistemas de coleta e tratamento de esgotos em funcionamento.

Na reunião, realizada no auditório da AMA, o presidente da Casal esteve acompanhado dos vice-presidentes Francisco Beltrão (Operacional), Osmar Lisboa (Engenharia) e Jorge Galvão (Corporativo), além do superintendente de Negócio do Interior Eduardo Henrique, da assessora especial, do assessor técnico e do assessor jurídico da Companhia Ângela Omena, Luís Neto e Edmilson Pereira, respectivamente, e da supervisora comercial Mércia Macário.

31 de julho de 2017 00:00