18 de julho de 2017 00:00

Casal estuda alternativas para abastecer parte alta de Ipioca

Companhia vai discutir com a comunidade propostas para atender moradores

Gestores da Casal e líderes comunitários discutem melhorias para o abastecimento da parte alta de Ipioca

Gestores da Casal e líderes comunitários discutem melhorias para o abastecimento da parte alta de Ipioca

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) está estudando alternativas para abastecer os moradores da parte alta de Ipioca, que não são atendidos pela empresa. As propostas serão apresentadas aos habitantes dessa localidade em reuniões que serão realizadas nas própria comunidade, conforme informou o vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Francisco Beltrão.
Ao receber em seu gabinete lideranças comunitárias de Ipioca, na última quinta-feira (13), Beltrão disse que, independentemente de quaisquer decisões que venham a surgir dos entendimentos com as comunidades, a Casal, desde já, adotará ações para minimizar as dificuldades de abastecimento das 500 casas localizadas na parte alta do distrito – as mil casas da parte baixa já são regularmente abastecidas pela Casal. A primeira ação nesse começou a sere realizada ontem (17) com o início do trabalho de desobstrução de rede do bairro, sobretudo dos imóveis localizados nas ruas do Cruzeiro, do Campo e de São José. O objetivo é fazer com que a água chegue à parte alta de Ipioca, beneficiando os moradores dessa região.
Os cinco compromissos assumidos pela Casal e que serão discutidos com as comunidades são os seguintes: manobras de registro, de modo a que, durante a noite, o registro seja fechado para a parte baixa e aberto para a parte alta; perfuração de um novo poço, uma vez que o existente, que é operado pela própria comunidade, além de ter vazão insuficiente para atender a demanda, está comprometido pela salinização da água – neste caso, a comunidade procura o local e a Companhia providencia a perfuração; cadastramento de todas as casas, que passarão a integrar o sistema comercial da Casal; colaboração da população no sentido de evitar e combater desvios de água, clandestinidade e quaisquer outras irregularidades no consumo do produto; e compromisso da Casal de resolver, definitivamente, os problemas de abastecimento com a utilização do manancial Saúde – quando isto acontecer, os poços serão desativados.
Participaram da reunião com Francisco Beltrão o deputado estadual Francisco Holanda, o superintendente de Negócio da capital, Roberto Lôbo, o coordenador técnico da Unidade de Negócio Jaraguá, da Casal, Marcelo Ferro, e os líderes comunitários Josiel Pontes, Domingos Alves e Neilton Macêdo.

18 de julho de 2017 00:00