16 de agosto de 2017 00:00

Profissionais participam de treinamento sobre uso do cromatógrafo de íons

Equipamento é considerado o que há de mais moderno em tecnologia para análise da água

Técnicos e engenheiros químicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) participam, durante essa semana, de um curso sobre uso do cromatógrafo de íons, equipamento adquirido pela companhia para análise da qualidade da água.

O treinamento, que teve início nesta terça (15) e segue até a próxima sexta-feira (18), é ministrado por profissionais da empresa Metrhon, fornecedora do cromátógrafo. Ao todo, 12 funcionários da companhia, tanto da capital quanto do interior, estão participando.

“Com esse equipamento, a Casal vai dar celeridade às análises e terá mais exatidão nos laudos”, ressaltou o engenheiro químico Alfredo Brechó, que é gerente da Qualidade do Produto da companhia.

Outro ponto destacado pelo gerente é que esse equipamento vai permitir que a Casal faça economia durante as análises de água, tendo em vista que ele trabalha por “via seca”, ou seja, sem a necessidade de uso de reagentes químicos. Entre outras coisas, o cromatógrafo identifica a presença de elementos como nitrato, nitrito, amônia, ferro e cloreto.

“Ele nos dará resultados por gráficos, planilhas e relatórios. Esse equipamento garante à Casal acesso à tecnologia já em uso pelas maiores companhias de saneamento do Brasil”, acrescentou Alfredo Brechó.

Segundo ele, já a partir da próxima segunda-feira (21) o cromatógrafo será usado no laboratório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Josué Palmeira, no Benedito Bentes, em Maceió, onde ele foi instalado. Mesmo ficando na capital, o equipamento dará suporte, quando necessário, para análises mais específicas da água que abastece os municípios do interior.

O investimento da Casal na aquisição e instalação do equipamento foi de aproximadamente R$ 150 mil.

c1 c2 c3 intranet-

16 de agosto de 2017 00:00