23 de agosto de 2017 00:00

Técnicos da Casal recebem treinamento para uso do geofone

Equipamento identifica vazamentos visíveis e não visíveis por meio da escuta

Parte prática do curso ocorreu nas ruas da Jatiúca, em Maceió

Parte prática do curso ocorreu nas ruas da Jatiúca, em Maceió

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio de um esforço conjunto da Supervisão de Operação e Controle (Supoc) e da Coordenação Técnica (CTE) da Unidade de Negócio Jaraguá, iniciou um treinamento visando a capacitação de funcionários para o uso do geofone, equipamento responsável pela identificação de vazamentos visíveis e não visíveis.

A atividade começou ontem (22) com uma apresentação teórica sobre o geofone e continuou nesta quarta-feira (23) com demonstrações, na prática, do uso do equipamento na região da Jatiúca, em Maceió.

De acordo com o supervisor de Operação e Controle da Casal, Eduardo Amorim, o treinamento deve se estender até o mês de setembro, percorrendo as regiões de todos os Distritos de Medição e Controle (DMC) da capital. “Vamos levar o treinamento para toda a força de trabalho dos DMCs até meados de setembro. Essa capacitação é muito importante para detectarmos irregularidades nos ramais e ligações de esgoto”, pontuou.

O geofone

O geofone identifica vazamentos visíveis e não visíveis em redes de abastecimento de água. O equipamento funciona pela escuta, quando líquidos pressurizados escapam por um orifício, gerando vibrações e ruídos típicos que logo são identificados pelo geofone.

23 de agosto de 2017 00:00