18 de outubro de 2017 00:00

Casal apresenta investimentos em esgotamento sanitário ao setor hoteleiro

Reunião tratou de melhorias na rede em virtude da chegada da alta temporada turística

Encontro com representantes do setor hoteleiro discutiu investimentos no esgotamento sanitário de Maceió

Encontro com representantes do setor hoteleiro discutiu investimentos no esgotamento sanitário de Maceió

O presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão, apresentou aos representantes das entidades de hotéis, bares e restaurantes os investimentos que estão sendo feitos pela empresa no sistema de esgotamento sanitário de Maceió, em reunião ocorrida nesta terça-feira (17), no hotel Acqua Suítes, na Pajuçara.

No encontro, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), Falcão falou sobre as obras de manutenção do coletor-tronco de esgoto, da linha expressa e da segunda etapa da Bacia da Pajuçara – estas duas últimas conduzidas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).

Em relação à linha expressa, Clécio Falcão destacou que a previsão da Seinfra é de que ela seja concluída até o final deste ano. “Isso vai melhorar o fluxo de esgoto na parte baixa da cidade, facilitando o bombeamento da estação da praça Lyons, na Pajuçara, até a praça 13 de Maio, no Poço. Dessa forma, também vamos reduzir bastante a possibilidade de extravasamentos”, pontuou.

Ele também destacou os investimentos do Governo do Estado, por meio da Casal, para ampliar a cobertura de esgotamento sanitário da capital, que atualmente é de 35%. “Com a finalização das obras da PPP do Tabuleiro e da Locação de Ativos do Farol, que já estão em andamento, vamos dobrar a cobertura de esgoto da cidade, chegando a 70%”, acrescentou.

O presidente da Casal também falou sobre a recuperação da saúde financeira da companhia e citou que, para isso, foi preciso renegociar contratos e implementar o realinhamento tarifário, entre outras medidas.

Segundo os representantes do setor hoteleiro, o estado tinha, em 2014, 16 mil leitos. A previsão é de que até 2018 esse número chegue a 22 mil, em virtude da inauguração de novos hotéis. “Por isso, o segmento entende que é necessário que a capital esteja preparada para ofertar serviços de esgotamento sanitário não só para quem mora aqui, mas para que possamos receber bem o turista”, ressaltou Glênio Cedrim, presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB).

A reunião também contou com representantes da Associação o Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AL), Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Alagoas (SHRBS-AL), Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de Alagoas (Sindetur-AL) e do Sebrae/AL. Também participaram o vice-presidente de Serviços de Engenharia da Casal, Osmar Lisboa, e o superintendente de Gestão Comercial e Operacional, Samuel Leite, ambos da Casal.

18 de outubro de 2017 00:00