28 de novembro de 2017 00:00

Casal finaliza obra de recuperação da Calha Parshall do emissário submarino

Estrutura é responsável pela medição da vazão de esgoto recebido pelo emissário

Estrutura da Calha Parshall foi recuperada no emissário submarino, em Maceió

Estrutura da Calha Parshall foi recuperada no emissário submarino, em Maceió

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) concluiu a obra de recuperação da Calha Parshall do complexo do emissário submarino de Maceió. Os trabalhos tiveram início em novembro de 2016, quando a Companhia, por meio da Superintendência de Serviços de Engenharia (Sueng/VGE), verificou a ocorrência de desgastes na estrutura ocasionados pelo ambiente agressivo do esgoto.

Essa Calha Parshall é o elemento do emissário submarino responsável por medir a vazão do esgoto descartado por mais de 90% da rede coletora operada pela Casal em Maceió. Após sua restauração, a empresa objetiva recuperar o cais e o poço de sucção do complexo. Essas iniciativas estão previstas no Plano de Investimento da Casal para 2018.

De acordo com o gerente Nenoí Pinto, da Gerência de Obras da Sueng, a Companhia precisou superar diversas dificuldades durante a realização dos trabalhos. Como exemplo, ele cita a necessidade de implantar um bypass, isto é, uma instalação que desvia o fluxo de esgoto destinado à calha, permitindo a execução das obras de recuperação.

28 de novembro de 2017 00:00